Mindfulness

8 respostas
Quais os benefícios do Mindfulness na vida das pessoas! Obrigada!
Boa tarde,

O mindfulness permite desenvolver um modo próprio da mente no qual podemos aprender a estar com os problemas e dificuldades que a vida traz, libertando os nossos pensamentos e ações da nossa forma habitual e automática de reagir que pode ter por base de dificuldades emocionais e sofrimento psicológico.

Vários estudos científicos têm demonstrado que esta prática continuada diminui a depressão, ansiedade e stress, aumenta o bem-estar e a felicidade, estimula o sistema imunológico e tem efeitos positivos ao nível de várias estruturas cerebrais. Existe igualmente um aumento da concentração, foco e um desenvolvimento psicossocial mais equilibrado e harmonioso.

São muitíssimos os benefícios.Se considerarmos que mindfulness constitui a capacidade de se ter percepção do que se passa no nosso corpo e mente, isto é, identificarmos os nossos pensamentos, emoções e sensações físicas, percebemos que essa auto-observação nos dará capacidade de estarmos mais focados no momento presente, de tomarmos decisões mais conscientes e alinhadas com os nossos valores, de estarmos mais autênticos e inteiros nas interacções com outros, de sermos mais produtivos e cometermos menos erros no nosso trabalho. Este treino de atenção quando consistente tem evidenciado um impacto muito positivo em várias estruturas e circuitos neuronais, uma maior regulação química e hormonal que contribui para um fortalecimento do sistema imunitário bem como níveis mais reduzidos de ansiedade e melhor humor. Também a nível de comportamentos impulsivos ou aditivos, o mindfulness tem-se revelado uma estratégia muito eficaz. Dê o primeiro passo e experimente introduzir no seu dia-a-dia pequenas práticas de meditação mindfulness.
Para além do que já foi dito, ao nível pessoal, sente maior capacidade para controlar estados de ansiedade e estados de tristeza profunda e estados depressivos. Isto porque impede que a sua mente ande" fora da Casinha".No passado (depressão) ou no futuro (ansiedade).
Espero ter ajudado.
O Mindfulness refere-se à capacidade de focar os pensamentos apenas no momento presente, estando totalmente consciente de cada experiência, sentimento e sensação que temos no imediato. Não tem a ver com pensamento positivo, nem nada que se pareça, mas sim de uma prática onde se treina a mente para uma vida mais consciente e presente no "aqui e agora".
Para além deste exercício, na minha opinião, bastante poderoso e facilitador de bem estar, comprova-se que o mesmo reduz significativamente algumas patologias como ansiedade, depressão, entre outros.
Espero ter ajudado :)
O Mindfulness propõe uma nova forma de interação com qualquer coisa que aconteça na nossa vida de forma mais consciente, aberta e gentil, Possibilita um maior controle sobre as nossas reações e escolhas , uma maneira de viver e encarar a vida permitindo enfrentar desafios no dia-a-dia e lidar por exemplo , com a dor crónica , a depressão e a ansiedade.
O Mindfulness é baseado na aceitação da nossa experiência. Ajuda a um olhar diferente, uma atitude que leva à apreciação das coisas simples da vida.
para quê e porque gostam destes estrangeirismos?? procure um bom psicólogo e faça psicoterapia converse abra o seu coração e perceba o que pretende e como o outro ser humano o pode ajudar nao há necessidade destes jargões para as melhoras da saúde mental!
A atenção plena é uma "tecnologia da aceitação" e baseia-se num conjunto de práticas mentais (meditativas ou não) que se resumem no observar, descrever e participar de forma atenta e eficaz nas experiências quotidianas sem as julgar. Estas práticas ajudam a desligar "o piloto automático" e encarar a realidade de forma mais criativa, tolerante, constituindo uma mais valia em termos de saúde mental. Nada tem a ver com "esvaziar a cabeça" ou "controlar pensamentos". Com efeito, quando descobrimos, em primeira mão através da atenção plena, que não somos as nossas emoções, pensamentos e impulsos, tornamo-nos mais livres e resilientes. Neste caso, a investigação científica apenas confirma o que é obvio. Mas a atenção plena (ou mindfulness) não é uma terapia! Trata-se de um instrumento de autodescoberta e autorregulação que deve ser utilizado no âmbito de um plano psicoterapêutico estruturado mais abrangente (preferencialmente, em minha opinião, integrativo ou cognitivo-comportamental). Em suma, do ponto de vista clínico, é um meio e não um fim.
O mindfulness é uma ferramenta pessoal diária essencial para promover o seu autoconhecimento e autocontrolo. Permite ter efeitos excelentes na sua relação consigo próprio, no seu trabalho e nas suas relações. Esta ferramenta utilizada em contexto psicoterapêutico e aliado a outras estratégias é, muitas vezes essencial para o rumo da melhoria da saúde mental e do crescimento pessoal.