Intimidade sexual

8 respostas
O que fazer para superar o constrangimento, o receio da intimidade sexual com uma mulher? Obrigada!
Olá! Antes de tudo é preciso identificar as causas dessas dificuldades e depois aprender a lidar com elas. Em muitos casos a ansiedade se faz presente, levando a medos e inseguranças que dificultam e levam à evitação das situações de intimidade. Sugiro que busque ajuda psicológica para que possa superar o problema e viver de forma mais plena e feliz.
A relação sexua com qualidade fica comprometida, geralmente, diante de duas circunstâncias:
o relacionamento consigo - seu corpo, seus desejos, suas fantasias e suas histórias afetivas -, e o relacionamento com o/a parceira/ - a intimidade, a confiança, o nível de partilha etc..
Caso esteja numa relação afetiva isso pode ser conversado com o/a parceiro/a de modo franco e aberto. As pessoas têm muito receio em falar sobre relação sexual, mas embora isso não seja uma condição do amor é importante e saudável, por isso os casais podem e devem falar sobre sexo.
Se seu constrangimento o impede de viver relacionamentos afetivos é preciso trabalhar isso, um profissional pode ajudá-lo a compreender a si próprio e seus medos.
Boa Noite,
Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que não existe propriamente uma técnica para se abordar a intimidade sexual, para no fundo nos ligarmos ao outro e permitirmos estar ligados também a esse outro... O que é importante é estar disponível para que exista essa partilha, essa ligação. E muitas vezes é preciso ajuda para descobrir porquê que é tão difícil deixar-nos ligar. Sugiro Acompanhado Psicopterapêutico.
Espero ter ajudado. Ao seu dispor.
Com os meus cumprimentos
Boa tarde, O que nos diz é pouco, até porque a intimidade nem sempre estar a par com a sexualidade. É importante saber se as suas dificuldades são de intimidade (dificuldade em estabelecer laços afetivos profundos, confiantes) e sexuados, ou relacionamentos sexuais casuais com pessoas em que não há intemidade. Pode não ter qualquer problema ou disfunção sexual, mas apenas um problema de si consigo, presente na relação com o outro. Como já foi referido pelas colegas acima. Tal como elas recomendo acompanhamento psicoterapeutico.
Bom dia, considero que já deu um passo muito importante, ou seja, questionar o que sente. Sugeria-lhe que procurasse um(a) psicólogo(a).
Estamos ao dispor.
As dificuldades referidas por si podem ser devido as causas multi-factoriais. Ou seja podem advir de causa orgânica (traumática ou outra); psicológica, ambas...Como não há uma receita em psicologia porque cada caso é especifico e genuíno, aconselho a procura de ajuda psicológica de modo a ter a qualidade de vida a que tem direito. Ao dispor, felicidades
Bom dia. A melhor abordagem seria falar sobre as suas dificuldades com alguém com quem se sinta em confiança, tentar perceber as suas origens e implicações e qual a melhor maneira de as ultrapassar.
Qualquer dúvida não hesite!
Olá boa tarde! Não há resposta simples, genérica, nem única à sua questão, por uma única razão: ela envolve o particular e a subjetividade de cada um, que é bastante complexa. Por isso, há que falar sobre isso que interroga no momento, para um profissional. É isso, procure um e faça-se escutar, é o que sugiro. Ao dispor.