Eu e o meu marido fazemos terapia de casal, sendo que o terapeuta assinalou comportamentos no meu ma

5 respostas
Eu e o meu marido fazemos terapia de casal, sendo que o terapeuta assinalou comportamentos no meu marido relacionados com egocentrismo e falta de sensibilidade. Na verdade, ele tem um ego elevado, mas de uma forma muito subtil, que só é perceptível para quem lida com ele durante muito tempo.
Percebo que o psicólogo dele não se apercebeu ainda desse comportamento e parece-me que a terapia e as consultas individuais não estão a seguir o mesmo rumo. O que fazer nestes casos, uma vez que o meu marido não falará com o médico sobre esses comportamentos que foram assinalados na terapia?
Boa tarde,
Em Terapia de Casal é fundamental que ambos os elementos reconheçam a necessidade de efetuar mudanças e que estejam disponíveis para o fazer e para investir na relação. Por vezes, torna-se necessário que um ou ambos os elementos do casal resolvam problemas individuais, tais como os que assinala (o egocentrismo e a falta de sensibilidade) que podem interferir com a relação. Nesta situação, poderá conversar com o seu marido sobre a importância de o mesmo falar com o Psicólogo sobre os seus traços de personalidade e nomeadamente sobre os seus comportamentos que, na sua perspetiva, poderão comprometer a relação. Caso veja necessidade, pode também colocar essa dúvida na consulta de Terapia de Casal.
Esperamos tê-la ajudado!
Cumprimentos.
 Alves Ribeiro
Psicólogo
Setúbal
Olá!
Espero que esteja bem.
Concordo com o que a colega Vera Faria sugere.
Acrescento que se o seu marido foi assinalado com comportamentos egocêntricos e insensíveis, seria benéfico para si ter um acompanhamento psicológico individual para desenvolver estratégias de como lidar com estas características de personalidade do seu marido.
Um abraço!
Dra. Sara Cruz
Psicólogo
Viseu
Tendo em conta aquilo que disse, tenho duas sugestões:
Falar sobre essa preocupação com o seu marido, nas sessões de casal, se for mais confortável e eventualmente procurar terapia individual para si de forma a aprender a lidar com esses comportamentos/características.
Apesar de difícil, a terapia individual do seu marido é o espaço dele, e aí ele terá de levar os temas e dificuldades que ele achar que lhe fazem sentido, algo que pode não ser congruente com as dificuldades que identifica como importantes.
Dra. Maria João Silva
Psicólogo
Mafra
Importante explorar para si, como a faz sentir e, enquanto casal , como podem gerir isso e minimizar os efeitos negativos que isso tem em si e na relação. Deve ser ele a querer corrigir isso . Só podemos empenhar a nossa energia naquilo que podemos controlar, caso contrário, vai ficar muito ansiosa.
É muito compreensível a sua necessidade de que ele trabalhe sobre esses comportamentos, e que considere que o espaço de terapia individual dele seja o sítio indicado para isso.
Parece-me importante, por um lado, que partilhe aquilo que sente sobre isso na terapia de casal, para que possa perceber se há disponibilidade do outro lado para que essa expectativa/desejo seja concretizada e para que possa discutir num espaço seguro o que poderá fazer caso não exista essa disponibilidade.

Considere, também, iniciar o seu processo terapêutico para ter um espaço seguro, só seu, para poder gerir tudo o que sente e pensa sobre a situação que atravessa.

Agradeço a sua partilha e espero que esta resposta ajude a clarificar um caminho que lhe faça sentido.
Ana Rodrigues

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.