Esquizofrenia

3 respostas
Eu tenho 15 anos, sou uma garota, meu pai é esquizofrenico ;/,acho que já ouvi falar q um primo dele tinha algo parecido e se suicidou.. tem muitas chances de eu desenvolver a doença?
Apesar de pouco se saber acerca das possíveis causas da esquizofrenia, sabe-se que familiares de doentes com esquizofrenia têm uma maior probabilidade de desenvolver a doença. No caso de familiares em primeiro grau (p.ex. filhos), estes têm 10 vezes mais probabilidades de desenvolver a doença comparativamente à restante população.
A probabilidade é baixa. Tem 90% da chances de não ser afectado. Não tem que se preocupar por isso. Viva a vida, trabalhe, namore, conviva e não se isole. Não toque no haxixe, que aumenta o risco. O seu pai já cá não está, mas nem sempre os diagnósticos são seguros.
Olá,
Como já foi dito há um componente genético. Mas a esquizofrenia não é uma doença genética, ou seja, este componente não determina a doença. E uma doença multifatorial, ou seja, resultante de variados fatores interagindo entre si ao longo do desenvolvimento, desde a genética, intercorrencias na gravidez e periparto, acontecimentos na infância precoce, tardia e adolescência desde doenças, consumos, e stressores de vida. Os canabinoides são de evitar ainda mais no seu caso, sendo um importante desencadeado de surtos psicóticos.
Portanto, avaliando tudo isto, a probabilidade de desenvolver a doença não é substancialmente diferente da população geral, é muito provavelmente não a irá desenvolver.
Felicidades. Qualquer dúvida disponha.

Especialistas

Rita Barandas

Rita Barandas

Psiquiatra

Lisboa

Sofia Paulino

Sofia Paulino

Psiquiatra

Lisboa

Cacilda Jethá

Cacilda Jethá

Psiquiatra

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 15 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.