Dolo

9 respostas
Como lidar com a morte de um ser querido, lidar com a solidão e deixar de sentir que a vida não faz sentido?
O luto é um momento importante de ser vivido, durante um determinado tempo, sem negação. Contudo, se esta dor da perda não passa, comprometendo o bem-estar da pessoa e o seu envolvimento na vida, é importante buscar ajuda para conseguir lidar/superar esta fase.
Num processo de luto é normal a ocorrência de algumas reações mais intensas que, ainda assim, durante algum tempo podem ser naturais para o momento que está a viver. Entre essas reações enquadra-se o que descreve. Pode estar a ter dificuldades em lidar com estas reações ou estar a vivenciá-las há algum tempo. Neste caso, poderá ser importante a procura de ajuda profissional de modo a avaliar o que poderá está a dificultar o seu processo de luto e aliviar o seu sofrimento.
Concordo com as colegas e rspondendo diretamente as suas questões.
1 - chora-se a perda. Estar triste é natural.
2- acompanhá-lo a si próprio com o carinho com que a outra pessoa o fazia. Habite-se a estar consigo e a olhar para o presente.
3- A vida não tem sentido. Está na sua mão dar-lhe lhe um sentido e investir o que sentia por quem perdeu em energia para encontrar esse sentido.

Se for difícil fazê-lo sozinho (porque por vezes não é apenas a perda, mas algo que foi desenterrado com ela e a que é necessário dar atenção) procure ajuda de um psicólogo.
Se gosta de ler recomendo "Em busca de um sentido para a vida" de Vítor Franklin.
Pela descrição que faz, está a ter dificuldade em lidar com a perda de alguém que lhe é muito querido. Sugiro que procure consulta de psicologia para a ajudar nesse processo. O bem-estar psicológico é fundamental.
Estou ao seu dispor.
Boa noite! Antes de mais, deixo-lhe os meus sentimentos. Muitas pessoas procuram ajuda psicológica para melhor compreender e viver o processo de luto. Nós (seres humanos) é que damos o sentido à nossa vida, por isso uma ajuda profissional pode reativar ou criar o sentido que a vida tem para si. Pode estar numa fase de maior fragilidade, mas acredite que dentro de si há muito para dar de positivo à sua vida e às pessoas que passam pela sua vida. Ao dispor.
O processo de luto trás sofrimento aconselho a procurar um psicólogo clínico para mais facilmente lidar com esta situação . Estou ao seu dispor. Grata
Olá considero importante iniciar uma psicoterapia, pelo que descreveu para resolução do processo de luto
Ao seu dispor
A experiência de perda de alguém é intensa e dolorosa. É também exigente na retoma à vida diária. São inevitáveis sentimentos negativos e sofrimento emocional. A intervenção de um psicólogo é fundamental e uma importante decisão na reconstrução individual no momento de vida que está a experienciar. Ao dispor para qualquer esclarecimento.
Olá, o luto traz muito sofrimento, sugiro que procure a ajuda de um Psicólogo Clínico. Ao seu dispor! Sandra Correia Psicóloga e Hipnoterapeuta