Desconfio que sofro de personalidade de Boderline com traços de personalidade obsessivo compulsivo é possível? Qual o tipo de tratamento mais indicado nestes casos?
É efetivamente possível. Após um diagnóstico preciso, consideraria importante definir o que para si é de maior relevo ou preocupação e iniciar um trabalho conjunto com as diferentes especialidades (médico de família, psicólogo e psiquiatra) no sentido de minimizar o impacto dessas dificuldades no seu dia-a-dia. Não subestimando a importância de se "dar um nome às coisas", parece-me mais pertinente trabalhar gradualmente, no decorrer do processo psicoterapêutico, a aceitação das dificuldades evidenciadas e possíveis estratégias de minimização do sofrimento delas decorrente. Não se deixe envolver em leituras na web de sintomas e características, procure um especialista pois cada caso é um caso e a web tende a generalizar. Saliento ainda que as pessoas não são um conjunto de sintomas e que as dificuldades experienciadas devem ser compreendidas para além da sua denominação.

A verdade é que muitas vezes vamos "buscar" traços de personalidade a diferentes tipos de personalidade. A questão não é reunir traços de diferentes tipos de personalidade, mas sim saber se alguma delas se encontra a um nível patológico e qual o nível de interferência no seu dia a dia, na forma como se relaciona com os outros, com o mundo e consigo mesmo. Quando estes traços interferem significativamente e causam sofrimento, poderemos estar no patamar do patológico.
Neste caso, é necessária a realização de uma avaliação psicológica e o acompanhamento psicoterapêutico com o intuito de minimizar o impacto dessas caraterísticas. Em alguns casos pode ser necessária a toma da medicação.

Prof. Doutor Jorge Mota Pereira
Prof. Doutor Jorge Mota Pereira
Psicólogo, Psiquiatra
Porto
Sim, é possível! Aliás, o que é mais raro é um paciente sofrer apenas de uma perturbação. A comorbilidade de doenças psiquiátricas é muito frequente. Mas cada diagnóstico só deve ser feito por um especialista pois deve fazer o despiste e diagnóstico diferencial de todas as doenças não psiquiátricas que se manifestam como parecendo doenças mentais mas que na realidade não o são. Após esse despiste de doenças médicas e se se confirmar que se trata efectivamente de doença mental então pode-se estabelecer um plano terapêutico que pode passar por medicação, psicoterapia, exercício fisico...em separado ou em conjugação de acordo com o parecer do psiquiatra e do paciente que estabelecem um acordo de funcionamento em equipa.

Sim, é possível, e não é tão raro assim. No entanto o diagnóstico deste tipo de perturbações deve ser feito por profissional especializado que possa também, desde logo, oferecer ajuda para lidar com os sintomas que manifestará.

Dr. Pedro Sousa Lé
Dr. Pedro Sousa Lé
Psicólogo
Lisboa
Sim ,e possivel e comum haver essa associação / cormobiidades entre doenças psiquiatricas. O tratamento mais eficaz é a psicoterapia cognitivo comportamental.

Dr. António Joao Gonçalves
Dr. António Joao Gonçalves
Psicólogo
Almeirim
Sim, claro, que é possível! E, ao contrário do que alguns colegas entendem, não se trata de nenhuma comorbilidade; já que ser borderline traduz o nível de desenvolvimento emocional em que a pessoa se organizou, enquanto que ser obsessivo-compulsivo relaciona-se com o seu tipo de personalidade. Em meu entender, o tratamento mais eficaz nestes casos é a psicoterapia, de preferência de orientação psicanalítica relacional. Pois, embora os resultados possam não ser imediatos, só esta abordagem pode trazer uma esperança de cura para o paciente, ao oferecer-lhe como que uma segunda oportunidade para poder retomar o seu desenvolvimento psíquico, que terá ficado comprometido algures na sua infância.

Especialistas em Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

Related questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 8 perguntas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.