desatar a chorar de repente quando

11 respostas
desatar a chorar de repente quando se pensa que se está bem, chorar durante muito tempo e muito como se alguém lhe tivesse morrido, pode ser sintoma de depressao?
Sim, muito provavelmente é uma depressão, que está subjacente ao sintoma que descreve.

Pelo que nos descreve, e como a colega refere anteriormente, poderão ser sinais evidentes de uma reacção depressiva. Repare: No nosso dia-a-dia, estamos habituados a certas rotinas, comportamentos, maneiras de estar, interagir... Quando de um momento para o outro, sem razão aparente (ausência de episódio significativo), nos apercebemos que estamos a ter comportamentos muito diferentes, sintomas que não temos por hábito sentir, quando nos apercebemos que o nosso humor está nitidamente alterado, com grandes oscilações, irritabilidade, tristeza excessiva sem causa aparente, ou com outro tipo de reacção menos comum e usual, deveremos estar atentos pois estará na altura de pedir ajuda a um profissional. O acompanhamento psicológico será uma solução, de forma a ajudar os seus mecanismos internos, dando origem a uma reorganização interna. A intervenção precoce será sempre uma mais-valia.
Sim, poderá ser de facto sinal de um quadro depressivo. Os episódios de choro intensos e inesperados são um dos sintomas mais referidos por quem se encontra em depressão. Numa intervenção psicológica poderá encontrar juntamente com o terapeuta a função desse choro e encontrar mecanismos alternativos para lidar melhor com as emoções que sente. Irá perceber o que está a manter os sintomas e a dar-lhes um significado. Muitas vezes eles estão presentes para nos proteger, só que em vez de nos fazerem sentir bem, promovem o ciclo de angústia e depressão.
A pergunta sugere uma forte dissociação, ou seja " eu penso que estou bem, e começo a chorar". Parece haver uma forte contradição entre cognição e emoção. O que me leva a colocar outras hipóteses que não exclusivamente a Depressão. De qualquer forma só uma Avaliação Psicológica poderá clarificar a situação, procure um Psicólogo Clínico.
chorar não é sintoma de depressão, pelo contrário. A depressão é caracterizada por outros sintomas. Os deprimidos graves não choram. Chorar é uma resposta emocional normal, e pode mesmo ajudar-nos a defender da patologia, porque não há nada qua as lágrimas não lavem. Claro que não estou a dizer que não tenha problemas, estou só a dizer que o choro não é patológico.
o choro é resposta emocional normal em reacção a acontecimento de vida como o falecimento familiar e/ ou amigo ( luto), doença, desemprego, etc. Não é necessariamente sinal de depressão. Recomendo avaliação de um psicólogo clinico para clarificar a situação em causa.
Bom dia,
Com os dados que descreve não são suficientes, para fazer um diagnostico, no entanto aconselho a que possa procurar um psicólogo clinica e com este avaliar e elaborar um psicodiagnóstico e eventualmente planificar uma intervenção para a situação que possa estar a causar esse sintoma.
Chorar pode funcionar, por exemplo, como uma forma de libertação da ansiedade ou ainda de tristeza. Para melhor perceber o que se passa e qual a função que este comportamento de chorar desempenha atualmente para si, aconselho a procurar ajuda profissional que lhe permita dar sentido e compreender os motivos/sentires que o desencadeiam.
Olá e obrigada pela sua questão.
O choro é uma resposta de adaptação natural e normal a uma emoção, geralmente de tristeza, promovida por algum acontecimento, pensamento ou emoção. Chorar pode ocorrer também quando estamos ansiosos, stressados, irritados e até quando estamos alegre, por exemplo, chorar de felicidade num casamento. Para ser considerado uma depressão, o choro presente num humor deprimido, vem acompanhado de alguns dos seguintes sintomas, perda de interesse/prazer, fadiga, insónia ou hipersónia, ganho ou perda de peso, pensamentos de morte e falta de concentração. Estes sintomas são diferentes do anterior funcionamento da pessoa, perduram no tempo e causam mal-estar pessoal, profissional e social.
Aconselho que faça uma avaliação psicológica, para perceber de onde vem este choro sem causa conhecida por si e faça exames médicos.
Se pretender, pode fornecer mais dados para que possamos ajudar melhor. Estarei ao dispor para mais questões. Cumprimentos, Liliana Silva
Tendo em conta a pouca informação que refere é difícil apontar de imediato para um diagnóstico de depressão.É notório que tem consciência de que "algo" está diferente em si e que lhe tem provocado pensamentos, que a incomodam sobre o que sente. O melhor será recorrer a um especialista no modelo sócio-histórico ou relacional dialógico e pedir uma avaliação de seu estado emocional e de personalidade e ambos poderem perceber em consulta o que tem sentido e basear-se nos resultados da avaliação feita. Numa depressão poderá não haver (sentir) qualquer emoção ou vontade de fazer, por exemplo, uma atividade que antes fazia e lhe dava prazer e agora não consegue disponibilizar-se a cumpri-la, no entanto, também não quer dizer que ao estar deprimido não se faça absolutamente nada, por exemplo trabalhar. Daí que é mesmo importante que perceba que o melhor será pedir ajuda e se estiver com uma depressão tratá-la da forma adequada e indicada por um psicoterapeuta em que confie.
A tristeza constante é um dos critérios de diagnóstico da depressão, no entanto não dispensa uma avaliação psicológica, porque como disse é apenas um dos critérios. E o diagnostico da depressão não é feito apenas com base num critério. É importante que seja avaliada por um profissional de saúde mental!