Coaching Psicológico

8 respostas
De que forma o coaching psicológico poderá ser útil na vida de uma pessoa? Obrigada!
Boa tarde,

Pode ser uma excelente ferramenta para o/a ajudar a desenvolver competências em várias áreas da vida (dependendo dos seus objetivos), acelerar processos de mudança, explorar as suas skills e recursos pessoais.
O coaching psicológico é uma relação de ajuda centrada na mudança e no desenvolvimento que o cliente [coachee] pretende alcançar. É um processo dinamizado por um psicólogo coach e poderá ser individual ou em grupo. O foco é a resolução e potenciação de diversos aspectos pessoais ou profissionais, num trabalho estruturado e direccionado às soluções mais eficazes, pelo que se assume como uma grande mais valia na vida de qualquer pessoa, sobretudo em fases de transição e de novos desafios. Os objectivos podem passar pelo desenvolvimento de competências de liderança, de tomada de decisões ou de resolução de conflitos, gestão do stress/de tempo/de pessoas, prevenção do burnout, equilíbrio vida profissional-pessoal, e melhoria da autoestima/autoconfiança.
A metodologia coaching permite aumentar a autoconfiança, autoestima, autodesenvolvimento, autodominio.
Penso ser útil mas continuo a privilegiar a psicoterapia
O Coaching não tem caráter clínico, não é adequado para trabalhar as questões emocionais . O coaching direciona-se ao presente e futuro, com objetivos específicos, focado na solução e não em identificar problemas.
O coach não faz diagnósticos nem aconselha, apoia somente o cliente para encontrar um objectivo pessoal e identificar as limitações e potenciar as suas capacidades individuais e profissionais. Por isso, é considerado um desenvolvimento de poderes de decisão, autonomia do ser humano, enquanto a terapia incide na resolução de problemas passados que estejam a afectar o presente.
Resumindo, são evidentes os benefícios na qualidade de vida das pessoas na medida que potencia a auto estima e confiança.
Há uma grande lista de benefícios que o Coaching oferece, centrados no desenvolvimento de competências ao nível pessoal ou profissional, tais como, desenvolvimento do autoconhecimento, da criatividade, da autoestima, da autoconsciência, do autorespeito (capacidade para dizer 'não') de uma atitude positiva e melhoria da autoconfiança, criação de planos de ação e potenciação de tomadas de decisão, reconversão e mudanças ao nível pessoal, sentimental e profissional.
Ao dispor!
O Coaching assenta na transformação interior de aspectos pessoais e profissionais. Através de um processo de compromisso pessoal, uma comunicação assertiva e a decisão de saber e querer escolher, a acção de mudança impulsionada por um processo de coaching aumenta a autonomia, a auto confiança e acima de tudo, o foco. Potenciar o foco na mudança para alcançar resultados é crucial para a pessoa se tornar na pessoa que gostaria de ser e viver de um modo mais pleno.
Eu sou a favor da psicoterapia que é algo tão simples e profundo como uma conversa aberta sobre tudo em que se estabelece uma relação terapêutica entre duas pessoas e se ajuda o outro da melhor forma possível agora estes novos jargões com nomes ingleses sinceramente acho ridículo pois podem chamar variadissimos nomes diferentes mas a psicologia é o encontro do outro e ajuda em tudo o que puder ser feito para quem está em sofrimento agora acredito que tanto colegas meus como utentes se sintam mais acompanhados se usarem este tipo de terminologias enfim para mim aconselho sempre um bom psicólogo e se for bom nao necessita deste tipo de estrangeirismos coaching mindfulness ..procure alguém que o ouça que o oriente e o ajude na sua vida e na sua aprendizagem e mudanças internas para o seu melhor desenvolvimento!