Boa tarde, Sofro de gaguez e por conseguinte sinto que desde adolescente a ansiedade por antecip

5 respostas
Boa tarde,

Sofro de gaguez e por conseguinte sinto que desde adolescente a ansiedade por antecipação tem afetado a minha vida em geral. Desta forma já não consigo controlar a ansiedade em situações normais do dia-a-dia, piorando em situações de maior pressão, como reuniões e apresentações profissionais.
Gostaria de saber se existe algum tratamento / calmante que me ajude a controlar a ansiedade, principalmente nos momentos de maior pressão. Sou acompanhada por um psicólogo desde adolescente, contudo continuo a não conseguir controlar a ansiedade.
Desde já, agradeço a atenção.
Boa tarde,

efetivamente existem muitos casos de gaguez em que a parte emocional tem muita influencia nos momentos de maior pressão como as reuniões e apresentações profissionais. Como terapeuta da fala a única coisa que posso sugerir é uma avaliação com um terapeuta da fala para que o seu caso seja devidamente avaliado e para que o terapeuta lhe possa apresentar os tipos de intervenção mais adequados ao seu caso.

Com os melhores cumprimentos,
Olá!
Gostava, desde já, de felicita-lo/a pela sua coragem em expor o seu caso e pela sua pergunta.
Sou terapeuta da fala especializada em gaguez e tenho experiência com este tipo de casos.
Para além do apoio em psicologia, que já possui, será fundamental ter uma avaliação em terapia da fala, para complementar e potenciar melhores resultados.
Atentamente,
Elsa Margarido
Boa tarde.
Se já experimentou Terapia da Fala mas acha que ainda precisa de ajuda, considere o acompanhamento por um Terapeuta da Fala com especialização em Coach de Comunicação e Voz. Poderei ajudar a orientá-lo para um profissional certificado.
Ao dispor,
Mónica Valinho
Boa noite ,
no caso da psicologia teria de ser avaliado o estado de ansiedade e trabalhar através de técnicas de relaxamento, auto controlo, auto confiança entre outros, podendo utilizar-se o Mindfluness ou técnicas exposição /reflexão para auxiliar a lidar com a ansiedade da melhor forma.
Relativamente a gaguez no ponto de vista psicológico é importante perceber se é ela que desenvolve ansiedade ou se é um sintoma da ansiedade.
Bom Dia. Tsl como mencionado antes, já tem a informação de que precisa por si - avaliação em terapia da fala. Deve encontrar alguém com experiência nessa área em particular, consoante a sua localização. Felicidades