Boa tarde. Sofro de ansiedade a pelo menos 24 anos desde que tive 1 filho. Fui andando e tentado com

9 respostas
Boa tarde. Sofro de ansiedade a pelo menos 24 anos desde que tive 1 filho. Fui andando e tentado combater este transtorno com acompanhamento do meu médico de família e um psiquiatra. Porém durante estes 24 anos tenho vivido dias aterradoras com os ditos ataques de pânico. Ando medicada mas desde a 6 meses que os ataques são constantes e acontecem em qualquer lugar. Ultimamente até durante o sono acontecem. Acordo como quem me teu um murro no peito e por muito que me tente controlar não estou a conseguir. Sinto que tenho pânico do pânico e não estou a conseguir lidar com isto. Sofro ainda mais pelo facto de nesses ataques so querer os meus filhos comigo Pois precinto a morte e quero os a minha beira, só que sinto que estou a fazer muito mal aos meus filhos e por vezes penso que vou ficar maluca. Ajudem me por favor. Obrigada
Olá!
A medicação é uma mais valia, mas é necessário em simultâneo o processo terapêutico, para lidar com os ataques de pânico.
A ajuda de um psicólogo ira ajuda-la a quebrar este ciclo "do medo de ter medo". Um trabalho bem desenvolvido com a sua colaboração, estou certa que irá sentir os ganhos.
Com os melhores cumprimentos,
Catarina Meireles

Se conseguir ter acompanhamento psicológico, será muito importante para conseguir libertar-se da sintomatologia que tem. Já falou com o médico de família sobre essa possibilidade? Se reparar, os sintomas e a frequência foi aumentando. Não aguarde para tratar de si.

Bem haja.
A medicação só por si geralmente não resolve estas situações. Atenua os sintomas e adia o problema até ao dia em que eventualmente não resulta mais. Seria bom se procurasse acompanhamento psicológico
É perfeitamente previsível que a sintomatologia se esteja agravar, dado que apenas está a beneficiar de farmacoterapia. Importa informar que de todas as pessoas que procuram ajuda nos serviços de saúde, para problemas psicológicos, menos de metade encontra tratamentos eficazes (OMS). Recomendo vivamente que procure acompanhamento psicológico em que sejam trabalhados os seguintes componentes: treino de estratégias de regulação emocional (com enfoque no medo), treino de estratégias de relaxamento e gestão do stress e treino interoceptivo (esta última componente é fundamental para evitar a recaída).
Boa tarde,
Muito sinceramente e antes de mais permita-me que expresse aqui a minha indignação. Ao fim de no máximo 3 anos tanto o seu médico de família como o seu psiquiatra deveriam perceber que não eram as pessoas mais indicadas para tratar o seu problema, ou que estavam a recorrer a intervenções ineficazes. É de uma negligencia atroz conter o sofrimento de um ser humano por 24 anos. No entanto, devo acrescentar que é necessário fazer uma avaliação séria, com um profissional sério, que possa desenhar uma intervenção terapêutica, tendo em conta as especificidades dos problemas apresentados para assim a ajudar da melhor forma. Procure boas referências na sua área, ou alguém isento que lhe possa recomendar um bom profissional. Rejeite clinicas e terapeutas que prometem resultados incríveis que afirmam ter técnicas inovadoras e instantâneas ou até a velha hipnoterapia (a investigação prova que a taxa de sucesso da hipnoterapia é de 30%, efeitos de curto prazo, apenas tem efeito em algumas patologias com grau de gravidade leve/moderado). Espero que tudo corra pelo melhor e consigo, finalmente, resolver os seus problemas.
Bom dia ,
Deve procurar ajuda num psicólogo clínico e iniciar um processo de acompanhamento e psicoterapia. Pois a medicação ajuda no entanto precisa de fazer mudanças que possam ajudar a controlar e eliminar a sintomatologia que descreve .
Bom dia,
Agradecemos a sua partilha. Perante a situação que expõe, torna-se pertinente a procura de ajuda especializada no âmbito da psicologia clínica. Sabemos que uma terapêutica que alie a farmacoterapia ao acompanhamento psicológico potencia a melhoria dos sintomas.
Relativamente à abordagem terapêutica a seguir, deverá ser uma com a qual se identifique, mas que acima de tudo possa ir à raíz do medo que está a gerar a ansiedade, ou seja, às crenças associadas.
Caso faça sentido pra si, poderá acompanhar as redes sociais associadas ao meu consultório, nas quais, recentemente, publiquei estratégias práticas e eficazes para a gestão da ansiedade (ressalvo que estas técnicas ajudam a controlar a sintomatologia, mas que será necessário um trabalho contínuo para trabalhar a origem do sintoma). Espero que possa ajudar. Estarei disponível para qualquer dúvida. Um abraço, Joana Dolgner
A medicação deveria ser acompanhada de um acompanhamento psicológico, pois a duas em conjunto tem maior êxito. A psicoterapia dar-lhe -ia técnicas para conseguir controlar as crises de pânico e saber a origem delas. Possivelmente radicadas em algum episódio traumático no seu passado.
Ao seu dispor
Faço consultas online.
Os cumprimentos
Boa tarde! Parece evidente que os tratamentos aos quais se submeteu durante todos esses anos não se mostraram eficazes e isso não é nada incomum; de facto, infelizmente, os fármacos podem até atenuar determinados sintomas, mas são sempre paliativos. Assim, não hesite em procurar um psicólogo para se fazer escutar; os sintomas só são resultantes da complexidade da nossa vida subjetiva. Ao dispor e boa sorte!