Tenho uma filha com 7 anos no 2º

8 respostas
Tenho uma filha com 7 anos no 2º ano...troca o t pelo d na escrita, mas na leitura não tem grandes dificuldades. Devo preocupar-me?
Sim sem dúvida , porque por trás dessa agressividade latente haverá algo mais , que é necessário perceber e corrigirem
Olá!

A dislexia manifesta-se das mais diversas formas tanto na escrita como na leitura e só uma avaliação diferencial poderá indicar qual o grau de severidade, potencial de evolução e possibilidade de tratamento.

Assim sendo, a preocupação não deverá ser, para já, com a doença, mas sim para com a avaliação e despiste.

Espero poder ajudar.

Tiago Silva
Diria que, de momento, bastaria manter uma atenção vigilante. Se a dificuldade não desaparecer entretanto, então, sim, será aconselhável procurar ajuda.
Boa noite. A troca ocorre na fala, na escrita ou em ambas?
Seria importante ser avaliada por uma terapeuta da fala para perceber o que se passa e depois logo se verá se é para continuar o acompanhamento ou não
Considero importante uma avaliação multidisciplinar em Terapia da Fala e Psicologia. A troca do t pelo d é uma característica típica da dislexia ou de uma Perturbação Específica da Linguagem . Sendo um sinal de alerta, será importante que se realize uma avaliação, uma vez que apenas com esta informação é impossível estabelecer um diagnóstico.
É importante que realize uma avaliação em Terapia da Fala de modo a despistar e identificar corretamente estas dificuldades.
Boa tarde,

sendo a troca referida uma das trocas típicas da dislexia, acho que deveria procurar uma avaliação pormenorizada por um técnico especializado.