Tenho uma filha com 9 anos que

15 respostas
Tenho uma filha com 9 anos que passou para o 4º ano, no entanto desde que começou a escola que tem dificuldades em ler e escrever. Além dessa dificuldade tem um ritmo de trabalho bastante lento e distrai-se com facilidade. Gostaria de saber o que fazer?
Caso já tenha procurado primeiro um pediatra, e não exista outro encaminhamento especifico da parte do mesmo, aconselho que procure uma avaliação da situação em psicologia clínica, por forma a despistar a causa que está a condicionar o desempenho escolar da sua filha.
É fundamental fazer uma avaliação Psicológica, para perceber de que se trata. Caso seja dislexia irá necessitar de intervenção específica e de relatórios para obter apoio escolar regular, que está previsto na lei, ao longo dos anos escolares. Quanto mais cedo for feita a avaliação, melhor será, para o bem-estar psicológico da sua filha e para o seu desempenho escolar, qualquer que seja a causa.
Sem dúvida que é necessário fazer uma avaliação psicológica de forma a perceber o motivo dessas dificuldades. Poderão ser motivadas por causas emocionais pelo que a intervenção e o correto diagnóstico deverá ser realizado o quanto antes.
As características descritas são consistentes com diversas perturbações que influenciam a aprendizagem e o desempenho escolar e que vão desde as perturbações do foro ansioso, às perturbações da aprendizagem (como a dislexia). Uma avaliação completa é fundamental para o diagnóstico, bem como para desenhar um plano de intervenção adequado. A intervenção é fundamental e deve ser iniciada com brevidade. As dificuldades de aprendizagem, por si só ou em consequência de outro diagnóstico, tendem a agravar-se de ano para ano e a sua resolução será tão mais trabalhosa quanto mais avançado o ano que o aluno frequenta. De notar que as dificuldades de aprendizagem têm reflexos na autoestima e autoconceito.
Deve fazer uma avaliação psicológica, nessa avaliação é importante fazer um despiste de dislexia e dificuldades de aprendizagem e uma avaliação de personalidade e do funcionamento emocional da criança para perceber se poderá existir algo que a esteja a preocupar. Dependendo dos resultados da avaliação assim terá que se fazer a intervenção, se for dislexia faz-se um programa de intervenção para esse fim, se for problemas de atenção deve fazer-se um programa de habilitação para o treino da atenção e ludoterapia para os problemas emocionais que possam existir.
Deve procurar um psicólogo para quanto antes resolver essa questão.
As dificuldades ao nível da leitura e da escrita podem ser um sinal e um sintoma de outras questões relacionais e funcionais ao nível escolar e até familiar. Contudo, dado o que descreve, uma avaliação psicológica e psicopedagógica detalhada e integrada, articulada com os professores poderá ajudar a identificar melhor as dificuldades e, em colaboração com a família, serem definidas as estratégias de atuação em contexto escolar e até a nível clínico e médico.
Sugiro que procure pessoalmente um profissional (psicólogo clínico, da educação) para a poder orientar e ajudar neste processo.
Aconselho a que procure um psicólogo clinico que trabalhe com crianças, a fim de se efetuar uma avaliação psicológica da situação .
Deverá realizar uma avaliação psicológica que consiste numa avaliação do ponto de vista cognitivo, neuropsicológico e emocional para tal são aplicadas várias provas psicológicas.
Caso se trate de facto de uma perturbação específica de aprendizagem (dislexia) deverá iniciar acompanhamento psicopedagógico direcionado para a problemática em questão. O psicológo que o realizar deverá articular com O Docente Titular de Turma para que sejam implementadas estratégias e eventualmente adaptações previstas na legislação facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem
A avaliação, tanto ao nível da Psicologia como da Terapia da Fala, é essencial. Estando já no 4º ano, as exigências do currículo escolar são crescentes e podem ser acentuadas devido ao fato de a criança não beneficiar de um correto apoio. Distinguir entre dificuldades de leitura e escrita, perturbações de leitura e escrita com base em anteriores dificuldades/atrasos na linguagem e o quadro da dislexia é essencial. Assim, sugeria que a menina fosse avaliada nas competências de fala, linguagem, leitura e escrita e discriminação auditiva com um Terapeuta da Fala, devendo, a par, ser avaliada por um psicólogo para aferir as restantes competências! Só desta forma se conseguirá um diagnóstico efetivo e todos os comprovativos para que possa ser solicitado apoio especializado. Ainda por mais, 4º ano é sinónimo de exames, e caso se verifique o quadro de dislexia, é imprescindível solicitar a tempo os devidos apoios. Caso haja disso necessidade, o apoio e Terapia da Fala deve ser prestado.
Parece-me importante que a menina seja avaliada ao nível da psicologia e da terapia da fala. Só depois desta avaliação se poderá aferir qual a problemática da menina.
É importantíssimo que seja avaliada pela psicologia por causa da sua desatenção e em terapia da fala pelas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita... em conjunto é fácil superar as dificuldades descritas
Boa noite. Considero imprescindível que se realize uma avaliação multidisciplinar em Terapia da Fala e em Psicologia, com o objectivo de estabelecer um plano terapeutico adequado assim como elaborar um Programa Educativo Individualizado (PEI). O PEI é um instrumento fundamental no que se refere à operacionalização e eficácia da adequação do processo de ensino e de aprendizagem. Este procedimento facilita a progressão ao longo da escolaridade, permitindo aos alunos completar o ensino secundário com maiores níveis de sucesso.
Tendo em conta a dificuldades apresentadas pela menina,
aconselho a realizar uma avaliação multidisciplinar em Terapia da Fala e Neuropsicologia de forma a identificar as reais dificuldades e intervir.
Eu tenho experiência na avaliação e no acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da leitura e escrita. Deverá ser feita uma avaliação cognitiva, bem como um despiste de dislexia/disortografia.
Querida mãe, muito importante a questão que nos colocou, devido ao fato de que muitas crianças enfrentam estas dificuldades nesta idade. Recomendo que proceda primeiramente uma avaliação neste âmbito de dificuldades e habilidades com um terapeuta da fala e uma psicólogo, na sequência, se houver necessidade outros procedimentos serão orientados. Saudações e melhoras!