Alterações da libido

9 respostas
Boa tarde
Tenho 35 anos, estou com alguns problemas na minha relação amorosa, no que diz respeito à parte sexual. O acto em si aborrece-me, sinto pouca vontade, a minha libido está a zero creio, na minha cabeça existem mil e uma coisas mais interessantes para fazer, e vou adiando, o problema é que compreensivelmente o meu parceiro se torna impaciente e as discussões começam.
O que posso fazer? Existe forma de contornar esta situação? Não sei qual a especialidade que deva abordar.

Obrigado
O caso que apresenta tem várias vertentes, primeiramente deve consultar o seu ginecologista por forma a perceber se não existe nenhum problema físico associado a falta de libido. Caso o problema persista deve procurar um sexólogo que a ajude a encontrar as reais causas do seu desinteresse (ex. stress, problemas relacionais, bloqueios psicológicos, ...) a participação do seu companheiro neste processo será também fundamental.
Bom dia
Poderá consultar um psicólogo que possa ajudar a compreender como lidar com a situação e o que leva ao desinteresse. É importante perceber se houve alterações do seu interesse ao longo do tempo, ou se sempre se sentiu desta forma. Se realmente quer ter interesse ou se é importante que o seu companheiro compreenda que têm formas diferentes de viver e olhar a sexualidade. Ou se gostaria realmente de ter mais interesse mas por algum motivo (ex. relacionamento, sexualidade, parceiro, problemas pessoais, traumas,..... ) não consegue.
Todas estas questões poderão ser "trabalhadas" em contexto terapêutico, e eventualmente de forma multidisciplinar com outros profissionais, após se identificar a causa do desinteresse.
Um abraço.
Olá.
Antes de mais, sugeria que avaliasse, tal como já foi sugerido anteriormente por outros colegas, possíveis causas físicas (hormonais, tiroide, medicamentos que possam eventualmente interferir com a sua libido).

Posteriormente, parece-me significativo que se analise a sintomatologia paralela. Este é o único sintoma presente? A única questão que a/o preocupa? De forma isolada, poderia ser importante o encaminhamento para a especialidade de sexologia. Contudo, se por outro lado existem outros sintomas, poderá ser algo mais abrangente que a questão sexual. Poderá ser, de facto, uma questão circunscrita à sua relação ou, por outro lado, poderá estar presente um quadro ansioso ou depressivo, por exemplo, que também poderia justificar a falta de prazer ou libido.

Atentamente
MJP
Deverão ter uma consulta de terapia de casal
Não deixe adiantar o problema
Não exite marque já a consulta
Aconselho-o(a) a procurar a ajuda de um(a) psicólogo(a) e juntos(as) avaliarão a situação. Se for necessário, o mesmo(a) encaminhará para uma consulta médica. Há aspetos individuais e relacionais a explorar. Na minha opinião deverá começar por uma consulta individual e depois avaliar-se-á a necessidade de consulta médica e/ou terapia de casal. Só explorando e avaliando com rigor a situação é que algum profissional poderá e enquadrar a mesma e apresentar as resoluções possíveis e necessárias. Ao dispor.
Olá bom dia ,
Deverá consultar um psicólogo que possa ajudar a compreender a situação que está a descrever . É muito importante tentar perceber desde quando é que esse desinteresse vem, o que se passou para levar a ter esse comportamento , e também procurar ajuda a nível ginecológico para despistar alguma doença .
Boa noite! É importante procurar atendimento de psicologia clínica ou de sexologia clínica. É preciso realizar avaliação clinica para compreender a dinâmica de seu relacionamento amoroso, bem como, perceber em que momento o seu desinteresse se apresentou, e quais fatores desencadeantes que interferem em seu comportamento. A baixa libido ou a ausência desta tem uma abordagem multifatorial. Portanto, pode ser preciso uma avaliação da condição geral da saúde feita por um médico para avaliar aspectos orgânicos. Fatores emocionais e relacionais sao tratados através de intervenção terapêutica cognitivo comportamental. Ao seu dispor.
Boa tarde Tal como meus colegas já esclareceram, é muito importante que investigue as possíveis razões para isso, sejam elas físicas, hormonais ou psicossociais. Assim, é fundamental que vá a profissionais de confiança investigar essa questão. Como isso está a atrapalhar o seu relacionamento, é importante que busque um psicólogo que tenha experiência com relacionamentos e sexologia, porque independente da razão para os sintomas que sentes, é necessário que tenha ajuda profissional para enfrentar essa situação.
Boa tarde.
Pela sua breve descrição existem variadíssimas variáveis que podem estar a originar esses acontecimentos. Não existindo uma causa física para tal, um psicólogo poderá ser o terapeuta certo para explorar esse tema e encontrar não só o motivo de tal como também para encontrar estratégias e ferramentas para superar essa situação.
Votos de tudo a correr pelo melhor.