Terapia Individual

9 respostas
O meu namorado tem cancro, está a fazer tratamentos de quimioterapia e eu não sei o que fazer... A possibilidade de não haver cura está cada vez mais próxima, e eu tenho medo de ele ficar acamado e sobreviver uns meses/anos. Sinto-me egoísta por reclamar, mas já tem sido difícil de lidar com a situação pois ele é muito ansioso/depressivo e eu tenho sempre de mostrar força. Por vezes tenho vontade de desistir da relação ou fico deprimida e penso que tenho é de aguentar, fazer o sacrifício e ser altruísta. Devo procurar ajuda psicológica para me ajudar a lidar com a situação?
Boa tarde,
Lamento a situação pela qual está a passar e espero que possa conseguir encontrar um maior conforto. Sim, acho que iria beneficiar de consultas de intervenção psicológica. Na sua vertente clínica, portanto a Psicologia clínica tem por objectivo primordial a promoção do bem estar psicológico através do autoconhecimento. Para tal, o psicólogo clínico deverá através de modelos cientificamente validados prevenir, avaliar, diagnosticar e intervir sobre as perturbações mentais. O Psicólogo clínico intervêm sobre todas as perturbações mentais existentes, e que constam do DSM-V; como também trabalha ao nível da promoção do bem estar psicológico ao nível da auto-realização e do auto-conhecimento.
Espero ter sido útil.
Boa tarde. Lamento antes de mais a situação pela qual está a passar. Na minha opinião clínica, iria beneficiar de um acompanhamento psicológico. A situação pela qual o seu namorado está a passar tem um impacto nele e nas pessoas mais próximas. Por esse motivo, seria extremamente benéfico para a sua saúde e bem estar ser devidamente acompanhada.
Espero ter ajudado. Se necessitar, estou disponível para ajudá-la.
Bom dia. A situação em que se encontra é uma situação de uma grande violencia emocional, para si, para o seu namorado, para os outros familiares. Toda a atenção está virada para o paciente e para a doença, mas os cuidadores também precisam de cuidados. Ainda por cima é uma "maratona", não uma situação transitória e de curta duração. Precisa de ter alguns momentos para si, para cuidar de si, para encontrar o equilíbrio que precisa para poder lidar com a realidade quotidiana do seu namorado e da doença. Não hesite, procure ajuda.
Boa noite!

De forma muito direta e clara: procure ajuda o mais rapidamente que puder. As suas palavras são as seguintes: «tem sido difícil de lidar com a situação...». Logo, deve procurar apoio profissional para poder lidar com a mesma. Um(a) psicólogo(a) pode ajudá-la! Ao dispor.
Deve procurar ajuda sim, é demasiado violento viver uma situação como esta e que naturalmente traz tantas ambivalências e questionamentos (emocionais e existenciais).
Um abraço.
Boa noite , antes demais acho que deve procurar ajuda de um profissional de psicologia para fazer uma psicoterapia . Lamento pelo que está a passar pois esta situação trás grande sofrimento psíquico a todos.
Boa tarde. A situação que descreve reveste-se de uma grande complexidade e merecia acompanhamento psicológico. Em fim de vida quer o próprio quer as pessoas que o acompanham passam por fases específicas que precisam ser vividas e analisadas. Procure entender o que se está a passar consigo e desta forma talvez consiga um apoio mais positivo para o seu companheiro.
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta psicológica para adultos - 50 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Deverá sim procurar ajuda psicológica, pois o que está a vivenciar é muito duro. A ajuda psicoterapêutica poderá a orientar.
Ao seu dispor, faço consultas online.
Cumprimentos.
Face ao problema que está a vivenciar e ao sofrimento que sente e descreve, é plenamente recomendável que recorra, com a maior brevidade possível, à ajuda psicológica.