Boa noite O meu filho tem 2 anos e meio e ainda não fala duas palavras seguidas. Eu fui ao otorrin

5 respostas
Boa noite
O meu filho tem 2 anos e meio e ainda não fala duas palavras seguidas.
Eu fui ao otorrino e a doutora verificou que o meu filho tem dificuldade na fala porque tem uma fenda palatina sub mucosa que lhe afeta a fala e por isso tem uma fala anasalada.
Normalmente este problema é diagnosticado muito cedo mas segundo a doutora como tinha a mucosa a cobrir nunca se deu pelo problema.
Disse que não iria precisar de cirurgia mas precisava de terapia da fala.
Já li que muitas crianças são operadas.
Preciso da vossa ajuda,por favor
Dra. Ana Gonçalves
Terapeuta da fala
Maia
Boa tarde,

recomendo que procure efetivamente um terapeuta da fala para que a criança possa ser avaliada pormenorizadamente e seja dado início à intervenção terapêutica.

Com os melhores cumprimentos
 Elsa Margarido
Terapeuta da fala
Lisboa
Concordo que deve fazer uma avaliação em Terapia da Fala.
Dra. Bianca Queirós de Sousa
Terapeuta da fala
Ermesinde
Bom dia, refere duas situações diferentes, a primeira referente ao desenvolvimento da linguagem (construção de frases), ao qual recomendo avaliação por Terapia da Fala. A segunda situação, relativa à fenda sub mucosa aconselho uma avaliação multidisciplinar de preferência com uma equipa especializada nesta área. Existe o grupo FLAP (fendas labio alvelo palatinas) no Hospital Lusíadas que dá consultas de grupo, com todas as especialidades pertinentes para estes diagnósticos, gratuitas, para uma avaliação completa e assertiva. Espero ter ajudado. Com os melhores cumprimentos
Dra. Daniela Cândido
Terapeuta da fala
Moita
Boa tarde, de acordo com o descrito, deve procurar um terapeuta da fala miofuncional. Que trabalhe as questões linguísticas mas também a musculatura orofacial.
Sobre a situação da fenda palatina sugiro também que seja realizada uma avaliação multidisciplinar.
Cumprimentos
 Patrícia Guinapo Carvalheiro
Terapeuta da fala
Seixal
Boa tarde,
Nem todas as fendas submucosas têm o mesmo impacto funcional. Se o palato consegue fechar suficientemente bem, mesmo com alguma fraqueza, a criança pode melhorar apenas com terapia da fala, por outro lado, se houver uma IVF marcada (o ar foge pelo nariz de forma consistente), então a terapia sozinha pode não ser suficiente, e a equipa pode considerar cirurgia para reforçar os músculos. Isto é, a decisão depende da função, não apenas da anatomia, por essa razão uma vezes é realizada operação, em noutras não.
Aos 2 anos e meio, já é esperado que a criança consiga juntar duas palavras (“quer água”, “mais bolo”, “é meu”). No caso do seu filho, o facto de não juntar palavras pode estar directamente ligado à fenda palatina submucosa, pois como os músculos do palato não estão a funcionar totalmente bem, ele pode apresentar fala anasalada, dificuldade em produzir certos sons,
menos variedade de sons orais ou esforço aumentado para falar.
Quando uma criança tem dificuldade na produção dos sons, isso pode atrasar a combinação de palavras, porque ela não consegue “montar” a frase de forma clara e confortável.
Por isso é que a médica recomendou terapia da fala.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.