Tenho ataques de pânico à 8 anos

9 respostas
Tenho ataques de pânico à 8 anos primeiro em locais fechados com muitas pessoas mas agora as crises são a conduzir já não consigo fazer viagens sozinha de carro :( Não tomo medicação nenhuma tento lutar sempre contra os ataques de pânico mas estou a ficar sem forças...Terei de ser medicada?
A ansiedade, quando se manifesta de forma exacerbada, é muito limitadora e causa bastanto sofrimento e prejuízo funcional. Há medicação, prescrita por médico psiquiatra após avaliação, para ajudar a controlar bio e fisicamente os sintomas mas sem dúvida que deverá ser em simultâneo com apoio psicológico de forma a compreender e resolver o problema em si. Certamente consegue compreender que é aquilo que pensa e sente acerca de determinada situação/contexto que faz com que a ansiedade aumente e resulte em ataques de pânico. Espero ter ajudado.
Os ataques de pânico estão enquadrados dentro das perturbações de ansiedade e podem limitar bastante o quotidiano pela sensação de perda de controlo sobre a sua vida. No entanto, na maior parte das vezes não comprometem o estado de saúde, o que pode ser avaliado pelos seus parâmetros vitais.
Existem estratégias simples que ajudam a minimizar o impacto das crises de ansiedade que conduzem a ataques de pânico. No entanto, a principal forma de as combater é a prevenção: conhecer bem os seus ataques de pânico e o contexto onde ocorrem podem ajudar a minimizar a sua ocorrência.
Por isso, sugiro que procure um profissional que possa ajudá-la a ultrapassar esta situação e, em último caso, recomendar-lhe a ida a um Psiquiatra para que possa ter um SOS para quando tudo o resto falhar.

Espero ter ajudado.
Ê está a fazer psicoterapia ? É essencial nos ataques de pânico o tratamento psicoterapeutica .
Penso que as respostas dos colegas já terão sido esclarecedoras.
Poderão existir situações em que a medicação prescrita por um médico psiquiatra será de grande utilidade. No entanto, o trabalho psicoterapêutico que lhe permita compreender a causa dessa ansiedade, bem como a sua transformação, será muito importante para ultrapassar essa situação tão limitadora da sua vida.
Excelentes resultados podem ser alcançado pela conjugação de medicação inicial com o trabalho Psicoterapêutico de linha dinâmica / analítica, pela minha experiência permitindo mesmo erradicar a sintomatologia e a raiz do sintoma.
Para superar os ataques de pânico é essencial o acompanhamento psicológico aliado, pelo menos em um primeiro momento, ao tratamento medicamentoso (psiquiátrico).
Os ataques de pânico podem ser resolvidos através das novas psicoterapias neurobiológicas, como é o caso do EMDR. Caso pretenda esclarecer do que se trata, poderá consultar a página da associação EMDR em portugal, onde esclarece a técnica e lhe indica os terapeutas credenciados em todo o país.
A intenção de lidar com os sintomas é importante e revela determinação, contudo, se não o fizer de forma adequada - com o conhecimento e técnicas que um psicólogo clínico pode fornecer - não se avizinha o melhor resultado e a vivência do pânico mantém-se, perpetuando o sofrimento. Seria significativo para a redução dos sintomas e o controlo por si exercido que iniciasse intervenção psicológica. Ao dispor,
Olá!
Espero que esteja bem.
Gostaria de dar-lhe os parabéns pela sua força em lutar contra os seus ataques de pânico há 8 anos!
A medicação poderá dar algum alívio nos sintomas que sente, mas a necessidade de tomar medicação terá de ser avaliada pelo seu médico/psiquiatra.
Sugiro que também procure apoio psicológico para e desenvolver estratégias mais adaptadas ao seu caso para diminuir os sintomas que sente.
Cuide de si.
Um abraço!