Qual a origem da gagueira? é psicologica

6 respostas
Qual a origem da gagueira? é psicologica ou biologica?
A gaguez pode ser devida a causas orgânicas, tais como mal-formações no aparelho fonador, ou motivada por perturbações do foro psicológico.
A gaguez sem nenhuma deficiência física, é proveniente do foro psicológico. Por vezes o medo de um pai/mãe autoritário cortando as iniciativas, os sonhos, a palavra, desvalorizando as ideias dela. A maioria dos casos de gaguez é devido a questões emocionais de medo que provoca uma insegurança e uma dependência emocional dos outros muito grande. Por isso deverá fazer uma avaliação psicológica bem como acompanhamento em psicoterapia a fim de fortalecer os recursos internos, que estão desvalorizados.
As causas mais usuais da gaguez são genética e a neurológica, no entanto, pode também ocorrer após um trauma psicológico sendo esta causa muito mais rara.
O especialista indicado para o tratamento da gaguez é um terapeuta da fala. O acompanhamento psicológico pode ser útil no sentido de lidar melhor com as consequências da problemática em questão nomeadamente ansiedade, insegurança e falta de auto.confiança
As causas da gaguez não são inteiramente conhecidas. Há teorias que defendem uma etiologia psicológica, surgindo a gaguez como uma perturbação ao nível da díade mãe-bebé. Contudo, também há teorias que defendem que os aspetos psicológicos surgem como consequência e não como causa do problema. A gaguez difere de pessoa para pessoa, pelo que para melhor se compreender o problema é necessário recorrer-se a uma avaliação com técnico especializado. O terapeuta da fala, numa primeira instância, será o mais indicado.
A gaguez pode ter uma origem genética, e ou surgir em situações de stress emocional, no entanto deve ser sempre avaliado por um terapeuta da fala.
Ainda não se sabem as causas exatas da gaguez, no entanto os estudos científicos mais recentes indicam que a história familiar (hereditariedade), genética e o desenvolvimento neuromuscular do próprio individuo, em interação com diversos fatores do meio têm um papel importante no início da gaguez. A gaguez é um problema de origem Neurofisiológica (biológico) e não psicológica. Os fatores psicológicos surgem como consequência e não como causa do problema.

Também existe a gaguez adquirida por lesão neurológica, isto é, quando uma pessoa começa a gaguejar após ter sofrido um traumatismo ou lesão neurológica.