Qual a diferença entre Bulimia

6 respostas
Qual a diferença entre Bulimia e a anorexia purgativa?
Ambas são perturbações alimentares, com diversas consequências graves, pelo que devem ter acompanhamento médico e psicológico. De uma forma breve, a bulimia caracteriza-se por episódios de ingestão excessiva de alimentos, seguida de indução de vómito ou consumo excessivo de laxantes e diuréticos. Se não houver a purgação, é considerado outro subtipo de bulimia, recorrendo a outro tipo de estratégias para controlar o peso. A anorexia do tipo purgativo, é semelhante à bulimia, passando por oscilações entre privação da ingestão de alimentos e consequente indução de vómito. Na anorexia, o peso corporal não é considerado normal, adaptado e saudável - está abaixo daquilo que seria a norma. Na bulimia o peso mantém-se dentro daquilo que é considerado normal.
Apesar de as estratégias serem semelhantes e haver uma preocupação com o peso e com a imagem, há outros critérios de diagnóstico que diferem para cada uma das perturbações, daí ser necessário efetuar um correto diagnóstico.
Ambas as situações enquadram se no distúrbio alimentar e devem ter acompanhamento psicoterapêutico clinico, com um psicólogo clinico , que deve articular no caso de ser necessário com o medico.
De uma forma MUITO BÁSICA, mas que facilmente quem não é psiquiatra ou psicologo entende, NA BULIMÍA o doente "faz coisas para tentar perder algum peso que acha que foi excessivo porque, por exemplo exagerou nas calorias ou quantidade de bolos, chocolate,qualquer comida ou até bebida" e acaba por provocar o vómito ou tomar laxantes para ter diarreias, enfim "purgar", quer dizer, deitar fora esse excesso. MAS VOLTA AO PESO QUE NORMALMENTE TEM E ACHA SER O IDEAL.NÃO SE NOTA UMA "MAGREZA" EXCESSIVA, por isso disfarçam muito mais perante familias, colegas, etc.Pouca gente ou ninguem desconfia. NA ANOREXIA, JÀ É MAIS VISÍVEL A "MAGREZA" E PERDA DE PESO EXCESSIVO DA PESSOA! As "tacticas usadas para perder peso, as tais "purgativas" são as mesmas,na Bulimía ou Anorexia.Mas a GRAVIDADE MÉDICA É MUITO MAIOR E MAIS GRAVE NA ANOREXIA. A ANOREXIA PODE CLARAMETE CHEGAR A EVOLUIR ATÈ RISCO DE VIDA/MORTE ! Em ambas o seguimento médico psiquiátrico é fundamental,associando psicoterapia a este.
Ambas as situações referidas acarretam imenso sofrimento para o próprio e muitas vezes para quem o rodeia. Enquadram-se dentro das perturbações alimentares, são de difícil intervenção devido à recusa da pessoa e podem trazer consequências gravíssimas em vários domínios, nomeadamente físico, emocional, social...
Na bulimia existe uma tentativa de controlo do peso através da indução do vómito, após ingestão exagerada de alimentos. O peso acaba por se manter estável.
Na anorexia e concretamente com esta componente purgativa, além da ausência prolongada de ingestão de alimentos, ocorre também a indução de vómito, toma de laxantes, exercício físico em excesso, entre outros.
Em qualquer uma o acompanhamento psicológico/psiquiátrico é fundamental.
De modo muito claro, a diferença entre a bulimia e a anorexia purgativa é o peso. Se a doente tiver um indice de massa corporal inferior a 18,5, a abordagem diagnostica passa para anorexia purgativa, se tiver mais para bulimia.
Na anorexia com episódios purgativos necessariamente existe a distorção da imagem corporal, ou seja, por mais que esteja muito magra a pessoa percebe-se como estando acima do peso.

Especialistas

Lara Almeida

Lara Almeida

Psicólogo

Setúbal

Jessica Tacoen

Jessica Tacoen

Psicólogo

Oeiras

Círia Pereira

Círia Pereira

Psiquiatra

Lisboa

Ricardo Santos

Ricardo Santos

Psicólogo

Torres Novas

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 2 perguntas sobre Bulimia Nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.