Existem no norte centros específicos

6 respostas
Existem no norte centros específicos para o acompanhamento de pessoas com Bulimia Nervosa?
Boa tarde sim existe uma Associação dos familiares e amigos dos anorécticos e bulímicos- Afaab, cujo principal objetivo é apoiar os doentes e as suas famílias o que também é extremamente importante.

Cumprimentos
Há consulta para perturbação do comportamento alimentar no Hospital de São João, Porto.
A Bulimia é uma Perturbaçao do Comportamento Alimentar, que pode ocorrer em qualquer altura da vida de 1 pessoa,independentente da idade ou sexo da pessoa, que se manifesta sempre em alturas de de ansiedade mais intensa.Pode ser 1 unica vez na vida ou repetir-se + de1 vez. É a Psiquiatria a especialidade médica que trata este problema clínico e simultaneamente articula outras áreas não médicas de apoio/terapia. A psicoterapia Clinica (Psicologia Clínica) é efectivamente 1 outro pilar importante de ajuda do tratamento médico em vários casos.Nos Hospitais da Universidade de Coimbra há 1 Consulta Especifica. Mas os Psiquiatras que fizeram consultas e formação específica intensa nesta área clínica da Perturbação,fazem esse tratamento e acompanhamento médico dentro ou fora dos Hospitais. As associações como Afaab (apoio a doentes e famílias)são outro pilar muito importante de ajuda e apoio que doente+familia podem procurar contactar ao iniciarem tratamento ou antes se não tiverem médico
Existem consultas no Porto no Hospital de São João é uma questão de se informar melhor. Ou solicitar mais esclarecimentos no seu centro de saúde de residência.
Existem! Ao contrário do que muita gente pensa - ou sabe - como comportamento aditivo que é é, a pessoa deve ser seguida por um conselheiro em dependências. Por falta de conhecimento, em Portugal esta situação ainda é canalizada para o foro psiquiátrico e psicológico, mas isso deve-se exclusivamente à falta de profissionais especializados que ainda existe. Tenho conhecimento pessoal de VÁRIOS casos internados em Hospitais e que, obviamente, não foram resolvidos. Acobselhoque procure Conselheiro em DEpendências Comportamentais e no Norte existem centrosde tratamento (podia referir um ou dois, mas eventuamente seia publicidade, mas em MP posso aconselhar dado que não pertenço a nenhuma desse tipo de instituições ). Também, e como já foi dito, os "grupos de auto-ajuda" são uma componente que pode ajudar, mas nunca suficiente numa fase inicial. Procure um Conselheiro!.
A Consulta de Distúrbios Alimentares do Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, CHUC- EPE, é uma consulta especializada e multidisciplinar, formalmente constituída em Dezembro de 1999, no sentido de dar resposta à cresceste prevalência dos distúrbios alimentares, a que se tem vindo a assistir nos últimos vinte anos, especialmente a anorexia e a bulimia nervosa.

Especialistas

Maria Constança Brandão

Maria Constança Brandão

Psicólogo

Porto

Alexandra Pereira

Alexandra Pereira

Psicólogo

Maia

Rachel Cesar

Rachel Cesar

Psicólogo

Coimbra

Célia Soares

Célia Soares

Psiquiatra

Porto

Lúcia Regina Gomes

Lúcia Regina Gomes

Psicólogo

Ermesinde

Célio Pinto

Célio Pinto

Psicólogo

Vila Real

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 2 perguntas sobre Bulimia Nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.