Procuro um tratamento para a fobia

9 respostas
Procuro um tratamento para a fobia que tenho de injeções, agulhas, sangue, ferimentos. Estive a ler e penso que a terapia cognitivo comportamental, será o que melhor se aplica. Como sei quais são os especialistas nesta área em Lisboa para me ajudarem?
Cada vez mais se sabe que a psicoterapia é mais dirigida à pessoa no seu todo do que ao diagnóstico e que o que melhor prediz o sucesso de um processo é uma boa relação terapêutica (relação que se estabelece entre o terapeuta e a pessoa que o procura). No entanto, tem razão quando refere que uma abordagem cognitivo-comportamental é a que mais resultados apresenta para as fobias. Feito o esclarecimento, penso que se contactar a Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, (APTCC) lhe darão contactos de psicólogos que lá fizeram a formação em psicoterapia e que atendam na área ou zona geográfica que for mais da sua conveniência. Em Lisboa não terá qualquer dificuldade em encontrar alguém.
Hoje em dia cada vez mais se sabe que as Terapias Cognitivas -comportamentais tem efeitos bastantes positivos nas questões de Fobias. Pelo que realmente deverá procurar ajuda neste sentido.

E em Lisboa é um cidade central onde existe muitos profissionais e com qualidade.
Para o tratamento das fobias terá que recorrer às terapias cognitivo-comportamentais. Este tipo de intervenção tem resultados muito eficientes. Na capital terá várias profissionais que lhe poderão ajudar a ultrapassar a sua questão.
Concordo com a colega Cristina Marreiros da Cunha quando refere que será importante olhar para si num todo para uma maior eficácia do processo psicoterapêutico.
A par das intervenções cognitivo-comportamentais, o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing = Dessensibilização e Reprocessamento pelo Movimento Ocular) é uma abordagem terapêutica que também se tem revelado eficaz na intervenção a Fobias.
No site da Associação EMDR poderá encontrar uma listagem de profissionais de saúde em Lisboa, aptos a intervir com recurso a esta abordagem: www.emdrportugal.pt/terapeutas-em-emdr/lisboa/
As Fobias são das problemáticas com maior taxa de eficácia em Psicoterapia pelo que procure apoio.
As fobias são estados mentais e físicos causados pelo medo que temos de determinada experiência e exposição, sendo que estamos num estado fóbico quando vivenciamos uma ansiedade excessiva em relação ao perigo real. A nível de tratamento, cada vez mais tem sido aplicado o modelo psicoterapêutico HBM (Human Behavior Map Therapy) que é composto por técnicas terapêuticas que podem ajudar o paciente a eliminar os medos.É um modelo de intervenção psicoterapêutica assente no mapa do comportamento humano que explica como as pessoas pensam, e porque se comportam determinada forma.No entanto, é necessário ter em consideração que os bons resultados da intervenção psicológica passam intrinsecamente por um conjunto de fatores que estão relacionados com a própria relação terapêutica, em que a exploração do modo de ser e de estar da pessoa, incluindo as suas experiências traumáticas poderão ajudá-la a obter mais recursos internos,e a lidar melhor com este tipo de situações que causam sofrimento.
A tristeza por si só não é doença!
A intensidade da emoção e as limitações que esta pode trazer, podem ser, no entanto fontes de inquietação.
Na duvida o melhor será falar inicialmente com um técnico de saúde da sua confiança, para definir um plano de acção
Bom Dia! Saliento que todas as abordagens são capazes de um excelente resultado. Eu seria precipitada em apontar a melhor abordagem, uma outra também trabalha a fundo seus traumas e recalques que poderão levar a medos exacerbados. A abordagem é um norte, mas se concentre no profissional que não naturaliza o senso comum e nem se escraviza a ciência, refiro-me as intervenções adequadas da pessoa do analista.
Da minha experiência tenho concluído que em geral a conjugação de psicoterapia cognitivo-comportamental com técnicas da PNL e hipnose clínica resultam bastante bem no tratamento de fobias.
Atendo em Lisboa.Nesta fase faculto 1ª consulta gratuita e online claro!
Aconselho a hipnoterapia clínica passiva. Pode marcar consulta. Sou certificada a nível internacional.
MJCosme-Lisboa