o meu otorrino falou-me que tenho

10 respostas
o meu otorrino falou-me que tenho um quadro de ansiedade gerado pela minha rinite alérgica e sinusite. estou a psicoterapia mas sem resultados duradouros o que fazer?
A relação entre respiração (voluntária/involuntária, que depende da permeabilidade das vias aéreas superiores) é uma questão antiga mas pouco estudada recentemente pelos psiquiatras e neurocientistas. Uma metáfora da ansiedade tem a ver com a energia que nào é canalizada adequadamente. Ora, a fonte imediata da energia é o oxigénio adquirido pela respiração.
Em psicoterapia existem várias vertentes de intervenção, normalmente nos quadros psicossomaticos e/ou de ansiedade, a Cognitivo-comportamental costuma ser bastante eficaz!
Boa sorte.
A dissociação corpo é mente é artificial pelo que a dor mental, se não for elaborada e mentalizada, pode traduzir-se em manifestações somáticas. Por seu lado as chamadas doenças somáticas que nos fazem sentir frageis podem ser vividas com muita ansiedade. A renite alérgica, por todos os sintomas associados e nomeadamente pelas dificuldades respiratórias, pode ser uma situação geradora de sentimentos de grande desamparo e ansiedade.
As causas da ansiedade podem assim ser diversas mas será importante perceber o mecanismo ligado à ansiedade para poder desactiva-lo ou, se tal não for possível, encontrar estratégias para lidar melhor com a situação. Uma abordagem Psicoterapêutica analítica permite ir à raiz do problema, elaborar e transformar
Em termos de psicossomática entendemos a Rinite e Sinusite é um sinal de que seu eu (ego) está profundamente irritado com alguém próximo tente constantemente invadir seu espaço vital, sem o respeitar. Como a poeira ou o pólen invade o seu nariz e tende a expirar, irritando o nariz. Em Psicoterapia o trabalho feito na ressignificação de memórias, empoderamento emocional e das capacidades de auto confiança, asserividade e controlo de ansiedade, entre outras em prol do bem estar pleno.
O seu otorrino devia cingir a sua opinião médica à área de conhecimento em que actua, em vez de poder estar a induzir os pacientes em erro....A não ser que a sua renite/sinusite tenha sido causada por algum desvio nas vias aéreas superiores, ou como reação secundária a infecção respiratória ou ainda por contaminação por substâncias tóxicas, saiba que a Doença Crónica de Rinite Alérgica geralmente tem origem em estados de tensão emocional crónica. Logo não é a causa, mas sim um sintoma! Sendo crónica, implica que já a tem há muito tempo, possivelmente com origem na sua infância. Procure um bom Psicólogo(a) pois através da Psicoterapia poderá tomar consciência do seu padrão emocional e comportamental e poderá atenuar de forma significativa a sintomatologia associada.
A psicoterapia é muito eficaz na redução de quadros de ansiedade. No entanto, é necessário que se reúnam alguns condicionantes para alcançar essa eficácia, nomeadamente, sentir-se disponível para o processo psicoterapêutico e estabelecer uma relação de confiança e empatia com o psicólogo/terapeuta. Tente analisar se sente estarem reunidas estas condições para que a terapia possa evoluir no sentido pretendido.
Bom dia! Os quadros ansiosos são complexos e muitas vezes difíceis de "desmontar". O facto de ter problemas de índole respiratória podem aumentar a ansiedade no sentido em que tem dificuldades em respirar e o oxigénio não está a chegar onde é necessário para promover o equilíbrio necessário no organismo. Uma das técnicas ensinadas em quadros de ansiedade é a respiração abdominal (para que aprenda a respirar com toda a sua capacidade), logo por aqui penso que consiga perceber a relação entre respiração e ansiedade. Este quadro ansioso a existir pode estar associado com outras dinâmicas na sua vida, nomeadamente a ausência de limites com os outros, a dificuldade em gerir conflitos ou enfrentar o desconhecido. A emoção de base da ansiedade é o medo, podendo existir outras emoções que lhe estão associadas. Este pode ser o início de caminho na psicoterapia, assim como a aprendizagem de ferramentas para ir lidando com os sintomas. Espero ter ajudado! Boa sorte!
Concordo em absoluto com a opinião da colega Sandra Narchial. O profissional da saúde que tem competências para diagnosticar os estados de ansiedade e as suas causas é o psicólogo (e também se engana). Depois há opiniões e estas são tantas quanto as pessoas, cada uma tem a sua. Recomendo que procure um psicólogo na área da psicologia clínica e saúde que certamente a ajudará a descobrir as causas do seu estado de ansiedade.
Concordo com a colega Sónia Sequeira. Em termos psicossomáticos, a rinite e a sinusite estão associadas à irritação, ao medo, à frustração e à insegurança. Estão também associadas à culpa e tristeza do passado. A dificuldade de auto-afirmação também pode estar presente. Deste modo, trabalhar a nível emocional , e elaborar uma ressignificação das experiências do passado, reduzir a ansiedade e trabalhar a assertividade são questões a trabalhar em psicoterapia.
Geralmente os quadros de ansiedade estão associados a situações em que perdemos o controlo, temos medo do que nos possa acontecer e/ou nos sentimos presos a um certo quadro. Neste caso, a sugestão do seu otorrino aponta para uma causa mais física que leva a um estado de ansiedade difícil de gerir. A intervenção clínica para a ansiedade apresenta grandes resultados com as terapias cognitivo-comportamentais. Estando já a fazer psicoterapia, será importante falar com o seu terapeuta de forma a tentar perceber o que não está a correr tão bem, qual a análise que o terapeuta faz para a ausência de resultados ou mesmo, refletir sobre o processo de forma a entender se não existem mesmo resultados, ou a rapidez de resultados não é a que necessita ou a que esperava. Todas as situações são válidas, mas seja qual for a hipótese mais certa, enquanto não conseguir falar honestamente com o seu terapeuta e caminha com ele para uma resposta, irá sentir-se ainda mais ansioso.
Em último recurso, se as conclusões retiradas não forem as melhores, pode ser importante trocar de terapeuta. Obrigada.
Carla Dias da Costa
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
Centro de Psicologia Dra. Anabela Vinagre