Meu filho de 10 ano é uma criança sozinha e não têm muitos amigos,ele já me falou que preferia morre

10 respostas
Meu filho de 10 ano é uma criança sozinha e não têm muitos amigos,ele já me falou que preferia morrer e ás vezes é agressivo com outras crianças,na escola é pesadelo e ele me diz que todos o gozam e ele torna-se agressivo o que posso fazer? obrigada
O seu filho está a dar sinais de que vive insatisfeito e que não sabe fazer de outra forma. A faixa etária dos 10-11 anos é habitualmente crítica no plano interpessoal, é uma fase que pode ser vivida com muito sofrimento sobretudo se o clima da escola não facilitar (exigência, abandono ou bullying). Ele precisa de ajuda para dar um passo em frente e sustentar um desenvolvimento da sua personalidade mais salutar, o que passa pela melhoria da autoconsciência. Num primeiro plano, uma avaliação dos fatores afetivos e funcionamento global impõe-se. Caso apresente dificuldades de aprendizagem para além das questões motivacionais, uma avaliação neuropsicológica pode ser recomendada. Com base nos dados recolhidos, será traçado um plano terapêutico que contempla habilitação neuropsicológica e psicoterapia.
Boa noite,
Seria importante perceber os motivos a escola é um pesadelo (dificuldades escolares, bullying, transição para a escola...)
Recomendo uma avaliação psicoemocional e ou cognitiva e psicoterapia. Cumprimentos
Boa tarde, o seu filho está em grande sofrimento e necessita de ser acompanhamento psicológico quanto antes. Para si, a situação também deve ser difícil e pode não saber como agir com ele da melhor forma pelo que recomendo aconselhamento parental para os pais. Não adiem, pois a puberdade e a adolescência não vão melhorar a situação, talvez antes pelo contrário, e no entanto, com o devido seguimento psicológico, tudo pode entrar na normalidade logo que ele tenha ferramentas que lhe permitam sentir que gosta de si próprio.
Os meus colegas fizeram o aconselhamento mais adequado ao seu relato. Na realidade o seu filho está a sofrer porque o suporte emocional, afetivo e motivacional é insuficiente ou inexistente para poder lidar e perceber os motivos dessa vivência. É desejável proporcionar a ajuda psicológica para se perceber o que está na origem das suas emoções negativas com a sua vida.
Ao dispor
Bom dia, compreendo que seja uma situação muito desesperante para uma mãe, mas o que deve fazer é leva-lo a uma consulta de Psicologia de preferência que o psicólogo trabalhe com crianças e adolescentes especificamente, para melhor avaliar o que se passa com o seu filho e ao mesmo tempo acompanhar os pais e a dinâmica familiar.
O problema relatado poderá estar associado a vários fatores de riscos, desde logo as características da criança, bem como os diferentes contextos em que esta está envolvida. Uma avaliação destes fatores será importante para perceber a problemática em questão e desenvolvimento de um plano de intervenção. Até lá são especulações! Ao seu dispor, Nuno Pereira
Boa tarde,
Uma consulta de Psicologia seria benéfica. Trabalho essas questões de bullying, dificuldades escolares, auto-estima e imagem..).
Ao dispôr,
Maria João Cosme
Lisboa
Boa tarde. Seria importante saber quais os motivos porque a escola é um pesadelo, se é dificuldades escolares, bullying ou a transição para a escola... Mas o que me parece-me é que o seu filho está em grande sofrimento e necessita de
ter acompanhamento psicológico rapidamente. Como mãe a situação também não será fácil, necessitando também de apoio, deverá procurar aconselhamento parental para os pais.
Pelo que é descrito seria importante trabalhar e promover competências sociais e assertividade na forma como estabelece as relações interpessoais, particularmente com o seu grupo de pares. Paralelamente potenciar-se a auto-estima. Seria benéfico procurar a ajuda de um especialista na área comportamental, como um psicólogo.
Este é um sinal de alerta. O seu filho sente-se incapaz de lidar com as dificuldades que tem. É necessário procurar ajuda dum psicólogo(a)
com objetivo de avaliar o caso e começar intervir restaurando a auto-confiança, a auto-estima trabalhando os fatores de desequilíbrio presentes.
É necessário existir intervenção psicológica e/ou psiquiátrica de acordo com os resultados da avaliação .