Fui vítima de violência fisica e emocional durante bastante tempo. Só a minha Psicóloga sabe disso.
7
respostas
Fui vítima de violência fisica e emocional durante bastante tempo. Só a minha Psicóloga sabe disso. Só ela conhece o meu sofrimento e a minha história de vida. Ela acompanha me há bastante tempo. Preciso de um relatório referindo as coisas que eu lhe contei nas sessões e os meus "gatilhos", pois vou dar entrada numa clínica e eles pediram um relatorio da psicóloga. Como posso fazer para lhe pedir um relatório das coisas que eu lhe contei durante as sessões e do sofrimento que ela vê em mim? É habitual os psicólogos fazerem esse relatório?
Boa tarde.
É habitual os psicólogos fazerem relatórios de avaliação para diversos contextos e com diversas finalidades. Os psicólogos tem um código de ética e confidencialidade, portanto não será um relatório a relatar as vossas consultas, mas sim um parecer técnico, para ajudar a clinica a conhecer melhor o seu percurso de vida.
É habitual os psicólogos fazerem relatórios de avaliação para diversos contextos e com diversas finalidades. Os psicólogos tem um código de ética e confidencialidade, portanto não será um relatório a relatar as vossas consultas, mas sim um parecer técnico, para ajudar a clinica a conhecer melhor o seu percurso de vida.
Boa tarde. Pedir um relatório é um direito seu. Deve ser elaborado sempre que o necessitar e tem o direito de o ler e eliminar informações que não queira partilhar. Esse relatório deverá ser elaborado gratuitamente. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos José Armindo
Olá!
Espero que esteja bem.
Sim, quando é necessário, os psicólogos fazem este tipo de trabalho.
A sua psicóloga não terá nenhum problema em redigir, para si, um documento com esta finalidade.
Tudo a correr bem consigo.
Um abraço!
Boa tarde. Converse com a sua Psicóloga e solicite-lhe um relatório para o efeito pretendido. A sua Psicóloga irá dar um parecer técnico com as informações estritamente necessárias para o contexto em causa. De acordo com o princípio de confidencialidade e privacidade, não serão divulgadas quaisquer informações partilhadas por si em contexto clínico, a menos que ache alguma informação pertinente e dê o seu consentimento. Cumprimentos, Vera Faria.
Bom dia!! É habitual os técnicos de psicologia procederem à elaboração de atos psicológicos além das consultas, nos quais constam relatórios e pareceres psicológicos. Aconselho o enquadramento à técnica do motivo do pedido do mesmo relatório/ parecer, com vista à mesma conseguir selecionar apenas as informações estritamente necessárias para o efeito, não ultrapassando mais do que isso, mantendo a sua privacidade o máximo possível. Normalmente, não são incluídas informações não consentidas pelo cliente. Espero ter ajudado! Fico ao dispor para responder a mais questões. Espero que tenha um dia feliz e tranquilo!
Mariana Nunes
Mariana Nunes
Boa tarde.
Sim, é possível fazer o pedido do relatório à sua psicóloga, caso seja para apresentar na clínica que refere. Basta solicita-lo diretamente, fazendo referência ao propósito do relatório
Boa sorte e tudo de bom!
Sim, é possível fazer o pedido do relatório à sua psicóloga, caso seja para apresentar na clínica que refere. Basta solicita-lo diretamente, fazendo referência ao propósito do relatório
Boa sorte e tudo de bom!
Sim, é perfeitamente legítimo pedir esse relatório à sua psicóloga, e é relativamente habitual os psicólogos elaborarem relatórios clínicos quando são necessários para acompanhamento médico, internamento, clínicas, juntas médicas ou outras situações de saúde. Sobretudo quando existe um acompanhamento terapêutico continuado, o psicólogo pode descrever o sofrimento emocional observado, a história clínica relevante, os sintomas relatados, os gatilhos identificados e o impacto psicológico vivido pela pessoa.
Não precisa de sentir vergonha ou receio em fazer esse pedido. Pode falar com a sua psicóloga de forma simples e direta, explicando que a clínica lhe solicitou um relatório psicológico e que gostaria que fossem incluídas informações relevantes sobre o seu percurso, o sofrimento emocional, os gatilhos identificados em terapia e o impacto que as situações de violência tiveram em si.
É importante compreender também que o relatório será elaborado dentro dos limites éticos e profissionais da psicologia. Ou seja, a psicóloga irá escrever aquilo que considera clinicamente relevante e adequado, com base no acompanhamento que realizou consigo, respeitando a confidencialidade e o rigor técnico.
Pelo que descreve, passou por experiências muito dolorosas e prolongadas de violência física e emocional. O facto de conseguir falar disso em terapia e construir uma relação de confiança com a sua psicóloga já representa um passo muito importante no seu processo de recuperação. Muitas vezes, estes relatórios não servem apenas como documentação clínica, mas também como reconhecimento formal do sofrimento psicológico que a pessoa viveu durante muito tempo em silêncio.
Não precisa de sentir vergonha ou receio em fazer esse pedido. Pode falar com a sua psicóloga de forma simples e direta, explicando que a clínica lhe solicitou um relatório psicológico e que gostaria que fossem incluídas informações relevantes sobre o seu percurso, o sofrimento emocional, os gatilhos identificados em terapia e o impacto que as situações de violência tiveram em si.
É importante compreender também que o relatório será elaborado dentro dos limites éticos e profissionais da psicologia. Ou seja, a psicóloga irá escrever aquilo que considera clinicamente relevante e adequado, com base no acompanhamento que realizou consigo, respeitando a confidencialidade e o rigor técnico.
Pelo que descreve, passou por experiências muito dolorosas e prolongadas de violência física e emocional. O facto de conseguir falar disso em terapia e construir uma relação de confiança com a sua psicóloga já representa um passo muito importante no seu processo de recuperação. Muitas vezes, estes relatórios não servem apenas como documentação clínica, mas também como reconhecimento formal do sofrimento psicológico que a pessoa viveu durante muito tempo em silêncio.
Perguntas relacionadas
- Estive internada no hospital por avc estive mesmo muito mal e não faziaa minha higiene sozinha, e no hospital deixaram-me cair e parti um dente, mais tarde coloquei uma ponte dentaria e gostava de saber qual a durabilidade da mesma
- Boa noite. Fumador, 38 anos. Últimos dias alguma dificuldade em respirar e dor na caixa torácica que chega até às costas, produção excessiva de catarro. Devo-me preocupar?.
- Qual o consultorio mais completo, para me ajudar na minha doença mental. Tenho 34 anos,sou do Porto sofro de obssessões desde os 17, e tenho varios diagnosticos: o principal é de um psicanalista que diz que eu sou Borderline e reaslmente sempre suspeitei disso. Sou muito depressivo, ansioso,…
- Tomo paroxtina de manhã..sou muito nervosa.todos os dias bebo álcool.ontem zangueime co o meu companheiro e tomei 8 victans.dormi uma maravilha.geralmente só tomo o victan em caso de força maior..agora a médica receitou Rivotril.. acho que não vou tomar..
- Boa tarde, Tenho 22 anos e tenho insónias desde a infância e não sei se por causa disso fico com dificuldade em realizar tarefas que exijam maior esforço mental, como estudar. Quais podem ser as causas? Estou a pensar marcar uma consulta de psiquiatria e gostava também de saber um pouco mais…
- Após uma ligadura elástica feita na hemorróida fiquei com muita ardência e dor, sinto como se tivesse um corte e não cura tenho mais de 8 meses de melhora e piora...posso usar um creme com Cloridrato de diltiazem para ajudar na cicatrização?
- Bom dia. Realizei uma extração do dente do siso, lado direito da parte superior fez hoje 8 dias. Nas outras extrações me passaram um antibiótico para tomar após o procedimento mas desta vez me disseram que não seria necessário mas que deveria apenas realizar os bocejos com água e sal. Assim…
- É possível arrancar um dente siso da arcada superior e substituir com esse dente siso um dente perdido da arcada inferior sendo ambos molares?
- PERGUNTA MUITO IMPORTANTE SOBRE A MINHA VIRGINDADE: Para além de eu ser boa pessoa, eu sou muito faladora e sou muito pessimista. Ser muito pessimista é algo que já está no meu sangue, pois infelizmente eu herdei esta característica, do meu pai e da minha avó paterna. No entanto, a minha…
- É possível arrancar um dente siso da arcada superior e substituir com esse dente siso um dente perdido da arcada inferior sendo ambos molares?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
O seu caso é semelhante? Estes profissionais podem ajudá-lo:
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.