Fui vítima de violência fisica e emocional durante bastante tempo. Só a minha Psicóloga sabe disso.

7 respostas
Fui vítima de violência fisica e emocional durante bastante tempo. Só a minha Psicóloga sabe disso. Só ela conhece o meu sofrimento e a minha história de vida. Ela acompanha me há bastante tempo. Preciso de um relatório referindo as coisas que eu lhe contei nas sessões e os meus "gatilhos", pois vou dar entrada numa clínica e eles pediram um relatorio da psicóloga. Como posso fazer para lhe pedir um relatório das coisas que eu lhe contei durante as sessões e do sofrimento que ela vê em mim? É habitual os psicólogos fazerem esse relatório?
Boa tarde.
É habitual os psicólogos fazerem relatórios de avaliação para diversos contextos e com diversas finalidades. Os psicólogos tem um código de ética e confidencialidade, portanto não será um relatório a relatar as vossas consultas, mas sim um parecer técnico, para ajudar a clinica a conhecer melhor o seu percurso de vida.

Boa tarde. Pedir um relatório é um direito seu. Deve ser elaborado sempre que o necessitar e tem o direito de o ler e eliminar informações que não queira partilhar. Esse relatório deverá ser elaborado gratuitamente. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos José Armindo
 Alves Ribeiro
Psicólogo
Setúbal

Olá!
Espero que esteja bem.
Sim, quando é necessário, os psicólogos fazem este tipo de trabalho.
A sua psicóloga não terá nenhum problema em redigir, para si, um documento com esta finalidade.
Tudo a correr bem consigo.
Um abraço!
Boa tarde. Converse com a sua Psicóloga e solicite-lhe um relatório para o efeito pretendido. A sua Psicóloga irá dar um parecer técnico com as informações estritamente necessárias para o contexto em causa. De acordo com o princípio de confidencialidade e privacidade, não serão divulgadas quaisquer informações partilhadas por si em contexto clínico, a menos que ache alguma informação pertinente e dê o seu consentimento. Cumprimentos, Vera Faria.
 Mariana Nunes
Psicólogo
Santa Maria da Feira
Bom dia!! É habitual os técnicos de psicologia procederem à elaboração de atos psicológicos além das consultas, nos quais constam relatórios e pareceres psicológicos. Aconselho o enquadramento à técnica do motivo do pedido do mesmo relatório/ parecer, com vista à mesma conseguir selecionar apenas as informações estritamente necessárias para o efeito, não ultrapassando mais do que isso, mantendo a sua privacidade o máximo possível. Normalmente, não são incluídas informações não consentidas pelo cliente. Espero ter ajudado! Fico ao dispor para responder a mais questões. Espero que tenha um dia feliz e tranquilo!

Mariana Nunes
Boa tarde.
Sim, é possível fazer o pedido do relatório à sua psicóloga, caso seja para apresentar na clínica que refere. Basta solicita-lo diretamente, fazendo referência ao propósito do relatório
Boa sorte e tudo de bom!
Dr. Giovani Paschoal
Psicólogo
Lisboa
Sim, é perfeitamente legítimo pedir esse relatório à sua psicóloga, e é relativamente habitual os psicólogos elaborarem relatórios clínicos quando são necessários para acompanhamento médico, internamento, clínicas, juntas médicas ou outras situações de saúde. Sobretudo quando existe um acompanhamento terapêutico continuado, o psicólogo pode descrever o sofrimento emocional observado, a história clínica relevante, os sintomas relatados, os gatilhos identificados e o impacto psicológico vivido pela pessoa.

Não precisa de sentir vergonha ou receio em fazer esse pedido. Pode falar com a sua psicóloga de forma simples e direta, explicando que a clínica lhe solicitou um relatório psicológico e que gostaria que fossem incluídas informações relevantes sobre o seu percurso, o sofrimento emocional, os gatilhos identificados em terapia e o impacto que as situações de violência tiveram em si.

É importante compreender também que o relatório será elaborado dentro dos limites éticos e profissionais da psicologia. Ou seja, a psicóloga irá escrever aquilo que considera clinicamente relevante e adequado, com base no acompanhamento que realizou consigo, respeitando a confidencialidade e o rigor técnico.

Pelo que descreve, passou por experiências muito dolorosas e prolongadas de violência física e emocional. O facto de conseguir falar disso em terapia e construir uma relação de confiança com a sua psicóloga já representa um passo muito importante no seu processo de recuperação. Muitas vezes, estes relatórios não servem apenas como documentação clínica, mas também como reconhecimento formal do sofrimento psicológico que a pessoa viveu durante muito tempo em silêncio.

Perguntas relacionadas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

O seu caso é semelhante? Estes profissionais podem ajudá-lo:

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.