Fui fazer uma avaliação psicológica, que correu muito bem e o psicólogo foi muito profissional, poré

5 respostas
Fui fazer uma avaliação psicológica, que correu muito bem e o psicólogo foi muito profissional, porém sinto que me apaixonei pelo psicólogo. A ultima consulta foi há uns meses atrás, mas não paro de pensar nele, todos os dias, sinto saudades dele, de falar com ele. Ajudem-me, o que posso fazer?Obrigada
Boa tarde. Esse fenómeno, chamado de transferência, é muito frequente em psicoterapia. Deve expor esses sentimentos em consulta para que a transferência possa ser utilizada no processo terapêutico. O seu psicólogo saberá o que fazer. Desejo-vos as maiores felicidades. Cumprimentos José Armindo
Deverá expor esse sentimento ao psicólogo ,para que em conjunto possam analisar o assunto
RBC
A "paixão" do(a) cliente pelo(a) psicoterapeuta é um fenómeno relativamente comum num processo psicoterapêutico e que, normalmente, pode ser ultrapassado através de uma relação franca e aberta entre ambos. Em último caso, se tal se mostrar intransponível, poderá sempre procurar outro profissional. Atentamente, António João Gonçalves
Boa tarde!
Espero que esteja bem.
A sua situação é bastante delicada, devendo ser pensada e decidida com cautela.
Compreendo o que está a sentir e que não deve estar a ser nada fácil.
Gostaria que soubesse que todos os psicólogos/as, membros efetivos da ordem dos Psicólogos Portugueses, respeitam o código deontológico, que é taxativo sobre as questões de envolvimento cliente/profissional; portanto, deve ser respeitado em nome da boa prática, ética profissional e proteção do cliente. Passo a citar:
“5.8 — Relações múltiplas. Os/as psicólogos/as não devem estabelecer uma relação profissional com quem mantenham ou tenham mantido uma relação prévia de outra natureza. Do mesmo modo, não devem desenvolver outro tipo de relações com os seus clientes ou com pessoas próximas dos seus clientes. Em qualquer circunstância a relação profissional deve ser salvaguardada em relação a qualquer outra, entretanto estabelecida, sendo os/as psicólogos/as responsáveis por qualquer prejuízo que possa vir a ocorrer nesse contexto. 5.9 — Relações românticas ou sexuais. Os/as psicólogos/as não se envolvem em relações românticas ou sexuais com os clientes”.
Refere que já não é cliente dele há alguns meses, não para de pensar nele, e sente saudades.
Aconselho-a a procurar outro psicólogo para juntos trabalharem esta questão, de modo a compreender o que lhe aconteceu e viver com mais tranquilidade.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Boa tarde.
Por vezes acontece, é a transferência, pois a pessoa sente-se compreendida, aceite e existe uma relação empática e podem-se desenvolver sentimentos. É importante que consiga falar abertamente com o seu psicólogo/a, ele/a vai ajuda-lo a perceber o que sente e de que forma podem trabalhar em consulta essa questão, pois pode estar a confundir sentimentos, ou talvez não, mas o psicólogo saberá como proceder para o ajudar. Se existirem sentimentos de vergonha pense que numa boa relação terapêutica entre paciente e psicólogo deve haver acima de tudo honestidade, respeito e à vontade para partilhar as suas questões. Não haverá julgamentos nem criticas, o objetivo da consulta é ajuda-lo.
Cumprimentos
Diana Silva

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!