fibromialgia

5 respostas
Bom dia, todos os dias tenho dores no corpo e nos músculos que não consigo perceber o porquê. Acordo de manhã com a sensação de que não dormi, cansada e com formigueiros nas mãos. A meio da tarde já sinto um cansaço extremo e só me apetece deitar, o que muitas vezes me custa fazer porque tenho dificuldades em despir as vezes uma simples camisola. Sinto-me impotente porque era uma pessoa muito ativa e por muito que me esforce não estou a conseguir ter uma vida normal e esquece-mo de coisas importantes e só me apetece estar isolada. Falaram-me que podia ter fibromialgia, podem-me ajudar?
Bom dia.
Antes de mais consulte um médico especialista em reumatologia, para fazer alguns exames. Só depois poderei ajudar.
Sem dúvida que o primeiro diagnóstico que nos virá à cabeça, será tratar-se de uma Fibromialgia mas, claro que terá de ser observada e solicitar alguns exames para excluir outras doenças.
Ao dispor
Boa noite. Conforme a citação dos outros colegas é fundamental a consulta com um reumatologista para a exclusão de outras patologias. Vale ressaltar, entretanto, que como quase todas as "doenças" , a Fibromialgia é de natureza multifactorial, ou seja, diversos sistemas (músculo-esquelético, nervoso, circulatório e até mesmo estados emocionais), estão envolvidos na percepção da dor e nas limitações que está impõe. Sendo, por isso aconselhável, um tratamento global ( médico, psicólogo, nutricionista, etc.).
Primeiro que tudo deverá consultar um reumatologista, para confirmação da doença, no entanto hoje em dia consideramos que a fribromialgia, é de natureza Multifactorial,.Podendo estar focalizada numa depressão de longa data.
Encontrado-me ao seu dispor.
os meus cumprimentos.
Júlia Costa
Bom dia. As queixas que apresenta podem ser de facto, de origem física/orgânica e portanto, é importante fazer o despiste e diagnóstico com um Reumatologista. Podem também ser sintomáticas de alguma alteração a nível psicológico ou emocional. Vamos por partes, procure um médico Reumatologista e depois um Psicólogo Clínico. Estimo as suas melhoras.