Bom dia.A minha filha tem 7 anos e comeco a fazer xixi na cama a duas semanas.Como poso ajuta-la?

10 respostas
Bom dia.A minha filha tem 7 anos e comeco a fazer xixi na cama a duas semanas.Como poso ajuta-la?
Procure um psicólogo. Esse tipo de comportamento tem de ser avaliado, poderá ser indicador de algumas questões emocionais. É algo que acontece e que não é dificil de eliminar. O profissional não só irá ajudar a sua filha mas também ensinar a vocês, enquanto família, a melhor forma e estratégias para lidar com a situação até ela desaparecer. Quanto mais cedo for a intervenção melhor, procure acompanhamento!

As crianças não conseguem expressar emoções conflituosas assim como os adultos, os seus comportamentos podem dar indicações de que qualquer coisa não está bem. A consulta a um profissional não deve ser descartada, além disso mantenha-se atenta a qualquer situação que lhe possa estar a causar conflito: mudança de escola, separação de pais, mudança de casa entre outros.
Cumprimentos,

Deverá procurar uma consulta de psicoterapia para iniciar apoio psicoterapeutico e perceber o porquê do surgimento desta situação Convido- a a marcar consulta

O primeiro passo, que poderá ser realizado com a ajuda de um psicólogo, é identificar os fatores que podem ter desencadeado essa situação.

Bom Dia,
Antes de mais mantenha a calma, tudo se resolve.
Procure um Psicólogo que a possa ajudar a identificar quais as causas que desencadeou este comportamento. Este pode estar associado a diferentes causas e factores, sendo por isso importante identificá-lo. Um psicólogo, para além de avaliar quais os motivos que estão na origem para este comportamento, dar-lhe-á também estratégias e ferramentas para ajudar a sua filha.
Vai tudo correr bem, estou disponível para ajudar.

Boa tarde. Enquanto especialista da pequena infância, penso ser importante procurar a ajuda de um psicólogo. Na infância por vezes são situações transitórias se as crianças forem acompanhadas e percebermos o que está a causar desequilíbrios. Qualquer questão não hesite!

Se o sintoma tem 2 semanas, poderá ser transitório e susceptível de ser ultrapassado pela própria criança.
Se perdurar, aconselharia uma primeira consulta ao pediatra e, posteriormente, a um psicólogo com experiência em clínica infantil.

Bom dia,
Agradecemos a sua exposição. Em primeiro lugar sugeria que excluísse as causas fisiológicas, nomeadamente uma possível infeção urinária. Se caso após avaliação médica o sintoma persistir, aí podemos partir para uma avaliação das causas emocionais que possam estar na origem da enurese.
Para além do momento que vivemos devido à pandemia, em que todos tivemos de reorganizar as nossas vidas e rotinas, crianças nesta idade estão também elas numa fase de transição cognitiva em que é muito comum as inseguranças e ansiedade de separação e medo da perda, nomeadamente das suas figuras de referências (na sua maioria representadas pelos pais). Todo este quadro, poderá estar a despoletar medos, e inseguranças. Deverão por isso, conversar com a criança, permitir que ela expresse as suas emoções num ambiente de não julgamento e desvalorização do que está a sentir. Sugiro que possa aceder ao site da OPP - ordem dos psicólogos portugueses, e consulte alguns documentos de apoio que foram disponibilizados para os pais poderem ajudar os seus filhos a lidar com todas estas mudanças e inseguranças.
Manter uma rotina é algo que nos dá sentimento de segurança, constância e consistência, aumentando o sentimento de autocontrolo. Veja por favor se estão a ser mantidas certas rotinas, e caso não estejam a ser estabelecidas, a OPP disppnibilizou também uma proposta de calendarização de atividades e rotinas diárias consoante a faixa etária.
Em alternativa, poderá ainda contactar ajuda especializada que nesta fase a possa ajudar, ainda que remotamente, com estratégias que possam ajudá-la a ajudar a sua filha.
Espero ter sido útil, qualquer questão disponha.
Joana Dolgner

Deve procurar um psicólogo. Se não houver causa fisiológica, como não parece que haja, o processo é habitualmente rápido e fácil. Felicidades!

Bom Dia deveria procurar ajuda psicológica para se puder fazer uma avaliação.
Ao seu dispor.
Os meus Cumprimentos.

Especialistas

A Bianchi Aguiar

A Bianchi Aguiar

Pediatra

Porto

Alberto A M Caldas Afonso

Alberto A M Caldas Afonso

Pediatra

Lagares Flg

Alberto Cunha Rocha

Alberto Cunha Rocha

Pediatra

Marco de Canaveses

Alexandra M G D Arsénio

Alexandra M G D Arsénio

Pediatra

Lisboa

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 13 perguntas sobre Transtornos Do Comportamento Infantil

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade médica dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.