Ataque de Pânico

11 respostas
Passados largos meses de um ataque de pânico ao qual não liguei por não saber o que era, surgiu outro, que me abalou bastante. Desde aí, a vida mudou, ansiedade generalixada, talvez. Causou perda de apetite, algum isolamento, insónia, medo de não conseguir dormir e neurose de que '' estou assim, mal ''.
Qual é terapia mais indicada neste caso?
TCC?
De fato a TCC, associada ao tratamento medicamentoso , traz excelentes resultados no tratamento das crises de pânico e ansiedade generalizada.
Cumprimentos
Boa tarde,
Os ataques de pânico são muitas vezes a expressão somática de um sofrimento psicológico sem nome e por isso sem ligação a qualquer ou quaisquer situações mais difíceis e conflituosas por que pode estar a passar. Talvez seja importante compreender o significado desses ataques de pânico, para poderem desaparecer. Desaparecem porque compreende o seu significado.
Para mais esclarecimentos estou disponível.
Cumprimentos
Deve começar pela psicoterapia ser avaliada e o psicoterapeuta aconselhar consulta ao psiquiatra e os 2 em conjunto vai ver que os sintomas desaparecem Vai marcar consulta ?
Bom dia. Costumo pensar na ansiedade e nas suas expressões como fraturas da "alma". As piores, as que não são visíveis aos olhos. São de grande sofrimento. Sugiro uma Psicoterapia de Orientação Dinâmica (psicoterapia psicanalítica). Um abraço e rápidas melhoras. Ao dispor, Paula Henriques.
Mais do que um método ou técnica de intervenção, o importante é que encontre um psicólogo com quem tenha vontade de trabalhar, que sinta que o entende e que o pode ajudar. Não hesite em tentar diversos profissionais até encontrar aquele que sentir que é certo para si.
Existem várias abordagens dentro da psicoterapia, umas que actuam diretamente nos sintomas apresentados, outras cujo objetivo é, sobretudo, a compreensão da realidade interna do paciente, de modo a podermos sentir e pensar o sofrimento, através de uma relação terapêutica muito significativa do ponto de vista afetivo, sendo que os sintomas acabam por desaparecer, na sequência das transformações internas. Como psicoterapeuta psicanalítica que sou, esta última abordagem faz-me todo o sentido. Mas, obviamente, que cabe a cada pessoa decidir a abordagem com que se identifica mais. A meu ver a escolha do tipo de intervenção não tem tanto a ver com os sintomas, mas com a necessidade e/ ou desejo do paciente. Pense no que mais lhe serve. Estarei ao dispor, se assim o quiser.
Olá a terapia cognitivo comportamental é a mais eficaz e com melhores resultados.
Ao seu dispor
Existem várias abordagens psicoterapêuticas, com resultados diferentes. A Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é eficaz no tratamento dos sintomas que refere. Caso tenha interesse em obter mais informações, poderá consultar a página da associação de EMDR em Portugal, onde tem a lista dos terapeutas credenciados.
Nas situações de ansiedade generalizada e ataques de pânico, os sintomas e a frequência com que ocorrem as crises tendem rapidamente a diminuir com as diversas técnicas cognitivo-comportamentais. E com os sintomas muito menos intensos, torna-se mais fácil perceber o que cria essa ansiedade e quais os pensamentos e situações gatilho. Ao dispor.
Boa tarde, não tenho informações sobre a data do seu post e por isso já o pode estar desatualizado. Contudo, aqui vai uma informação curiosa. Sigmund Freud em 1893 ao descrever os sintomas da jovem Katharina, o faz de acordo com o que a psiquiatria em 1980 nomeou de Transtorno de Pânico, e ele de Neurose de Angústia; as questões envolvidas são complexas, mas os sintomas costumam remir após início de processo psicológico. Se já não está sendo acompanhado, procure um profissional. Ao dispor. Profa Dra CW