Olá.
Eu tenho ansiedade desde pequena , já andei num psicólogo e ele disse que era ansiedade e inicio de uma depressão mas apenas ficou melhor enquanto lá andei depois deixei de ir e piorou outra vez, e ultimamente , nos últimos 2 meses comecei a ter ataques de ansiedade ou de pânico, não tenho a certeza... normalmente tenho quando estou nervosa ou em pânico mas também acontece quando não o estou. Os sintomas que eu sinto são falta de ar, tonturas , enjoos, e por vezes fico vidrada, também já cheguei a desmaiar . Será que tem a ver com a ansiedade ou pode ter a ver com outra coisa ?
 Mariana Coelho
Mariana Coelho
Psicólogo
Maia
É possível que sejam sintomas de ansiedade. E se já teve melhorias enquanto teve acompanhamento psicológico julgo que seria importante retomar e terminar o processo terapêutico que pode ser longo. Se tem vindo a sentir um acréscimo de intensidade e frequência dos sintomas também poderá visitar o médico de família para ver se fisicamente não há nada que posso estar a provocar esses sintomas. Mas parece, pelo que diz, que se conhece bem e que associa isso a ansiedade portanto já terá aí alguma resposta. Quando bem tratada a ansiedade deixa de interferir dessa forma no dia a dia e passa a ser algo funcional. Procure um(a) psicólogo(a).

Parece uma perturbação de pânico que se resolve facilmente, assim fique mais segura. Alguns medicamentos simples podem ajudar em sos e dar-lhe mais segurança. Também pode fazer auto-controlo. Atenção ao modo como respira durante os ataques.

 Júlia Costa
Júlia Costa
Psicólogo
Évora
Bom dia. pelo que descreve parece ser mesmo crises de ansiedade. Se quando andou num psicólogo melhorou, então deve terminar esse processo.
Quando terminado as crises deixam de existir e começa a conseguir controlar os picos de ansiedade.
Procure ajuda psicológica.

 Anabela Palma
Anabela Palma
Psicólogo
Beja
Bom dia a descrição dos sintomas que refere são de facto sintomas que encaixam na crise de ansiedade/perturbação de pânico. Refere que já teve acompanhamento psicológico e que melhorou. A ansiedade é desencadeada por sensação de insegurança, perda de controlo, em que são ativados os pensamentos automáticos negativos. É importante o trabalho terapêutico para perceber o que está na base da formulação destes pensamentos automáticos, e aprender técnicas /estrategias que facilitem o controlo e/ou a desconstrução de crenças irracionais e assim potenciar a sua segurança. Para assim conseguir no seu dia-a-dia lidar com as adversidades que muitas vezes são por si interpretadas como ameaçadoras desencadeando a sintomatologia descrita. Aconselho a retomar o apoio psicológico.

Olá, pela descrição que faz parece tratar-se de sintomas ansiosos, como não especifica o tempo que andou no psicólogo, não dá para perceber o que foi trabalhado visto dizer que voltou a sentir-se ansiosa. O ideal seria começar um processo psicoterapeutico para se conhecer melhor e entender o que a faz sentir o mundo como aflitivo, a ganhar segurança e confiança em si, mas para isso deve dar tempo ao tempo e cuidar a sério de si, aconselho-a a fazer Psicoterapia psicanalitica.

Dra. Lina Raimundo
Dra. Lina Raimundo
Psicólogo
Sacavém
Boa tarde!
Os sintomas que descreve podem inscrever-se no âmbito das perturbações da ansiedade.
Contudo, e porque cada caso deve ser avaliado individualmente, sugeria que procurasse ajuda psicológica.
Um psicólogo saberá identificar o seu problema e intervir, caso seja necessário.

Dra. Carolina Pardelinha
Dra. Carolina Pardelinha
Psicólogo
Vila Real
Pelos sintomas quase certo q é perturbação de ansiedade q se trata facilmente com um bom psicologo.perceber as causas estrategias de desdramatizacao dos sintomas psicossomáticos ganhar aito controle e segurança alem de saber respirar para uma melhor oxigenação cerebral e diminuição do ritmo cardíaco.esta tudo dentro de si e é o seu poder mental que manda estruturw se e volte a terapia.

Especialistas em Transtornos Da Ansiedade

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 80 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.