Alterações da libido

9 respostas
Boa noite doutor,
Tenho 34 anos e sofri uma separação recente (fevereiro deste ano) da qual resultou uma depressão.
Fui consultado por um psicólogo e em seguida por um psiquiatra, o qual me receitou 3 medicamentos, paroxítina, trazodona e victan. Fiz o tratamento durante 2 meses. Após esse período conheci uma namorada e comecei a minha vida sexual, mas notei que tinha falta de libido e a ereção não era total. Deixei de tomar a mediação sem fazer o desmame. Como andava no ginásio, decidi fazer um ciclo para ganhos de massa muscular, usei durante 5 semanas (2× por semana 1ml) de testoviron. A minha vida sexual manteve se igual, pouca ereção e a libido também era quase nula. Decidi procurar um urologista, fiz análises e ecografia ao sistema reprodutor e bexiga, estando tudo normal. O mesmo receitou me ve-150, sargenor e proviron. Fiz o tratamento e não houve melhoras significativas. Passados 6 meses decidi procurar outro urologista, o qual receitou me um medicamento genérico equivalente ao Cialis. Ainda não experimentei, mas certamente que só irá fazer efeito após a toma. O que deverei fazer para aumentar a libido e a ereção? Tenho uma namorada muito ativa, quer ter relações constantemente, e não consigo satisfaze-la. O que devo fazer?
Obrigado
Boa tarde! Sugiro que procure acompanhamento psicológico visto fisicamente estar tudo bem. Seria necessário obter muitas outras informações para o poder orientar corretamente.Por vezes pode surgir alguma ansiedade de desempenho e alguma antecipação o que pode fazer com que de cada vez que tem relações a sensação de incapacidade vá aumentando e, de certa forma, contaminando as tentativas seguintes. Possivelmente já se sente pressionado a que tem funcionar corretamente e a verdade é que esse tipo de pensamentos tendem a piorar a situação para alem de aumentar inseguranças que já possam existir. Não me parece benéfico tomar um produto como o cialis pois não havendo nada de errado fisicamente a medicação ira funcionar no momento mas a raiz do problema irá manter-se. Procure um psicólogo e juntos certamente descobrem alguns bloqueios que têm perpetuado esse problema. Qualquer questão, disponha.
Grata pela questão. No que respeita à área da psicologia, e sua intervenção, o que parece que possa ser importante é fazer um processo psicoterapêutico que o ajude a compreender se tudo está realmente bem em relação à ruptura da relação que teve (abordar receios, auto-estima, auto-confiança). Perceber como se sente em relação à namorada e à sua expressão na sexualidade, perceber como quer viver este relacionamento. Focar-se em si, como homem, como namorado.E vai ver que quando fizer esta análise toda a sua performance será a que deseja ter.
Bem haja,
Boa tarde!

Reforço a ideia das colegas sobre a importância de procurar um acompanhamento psicológico, mas com a salvaguarda de procurar alguém com formação em sexologia, porque há questões específicas não só relativamente às vivências e ao entendimento do que se passa e como melhorar, como à interacção com a medicação proposta.
A utilização de Cialis pode ser útil pontualmente, como desbloqueador, no quadro de uma intervenção mais alargada. Utilizado sozinho garantirá provavelmente a ereção quando o toma, mas não resolve as questões subjacentes .
Com o devido acompanhamento é possível ter uma vida sexual muito mais satisfatória, não só pela sua namorada, mas principalmente por si mesmo . :)

Boa tarde!

Do que descreve, e após despiste médico que já fez, parece apresentar um quadro sintomático reativo e emocional.
A psicologia, dirigida para o seu caso particular, pode ser a melhor solução.
Boa dia!! O acompanhamento psicológico será fundamental, tanto para resolver possívelmente questões do passado , assim como as inseguranças que esta situação lhe está a causar. A Técnica de Hipnose Clinica tens verificado muito eficaz, no auto da libido, uma vez que não apresenta problemas físicos /biológicos.
Espero ter ajudado!!
Excluídos fatores orgânicos sugeria início de uma Psicoterapia. É bastante eficiente. Julgo ser necessário elaborar a sua vida psíquica através de consultas de psicologia. As melhoras.
Aconselho diálogo aberto e sincero entre o casal...se cada um souber o que o outro gosta e precisa, são capazes de ultrapassar juntos o problema. A terapia com sexólogo também é opção...mas primeiro tente resolver entre os dois...
Estando tudo bem do ponto de vista orgânico é óbvio que se trata de um bloqueio emocional. Quanto mais tensão e ansiedade colocar no acto em si mais difícil será executar o mesmo. O ideal é consultar um psicólogo.

Tatiana Santos
Psicóloga Junguiana
Alverca / Lisboa / Sesimbra
Ja que fisicamente tudo está bem necessita de um acompanhamento psicoterapeutico
Boa sorte
Rita Bicha Castelo