Experiência
O meu nome é José Ramos e sou Médico Psiquiatra. Trabalho actualmente na Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca, na Unidade de Internamento, sendo o responsável por uma das áreas de abrangência do Serviço. Exerço também clínica privada em Lisboa (Clínica Joaquim Chaves de Entrecampos), Alverca (Clínica Mediavenida) e Alhandra (Clínica Globalmed).
.
Informações detalhadas no meu website: https://joseramospsiquiatra.pt
.
Escolhi a Psiquiatria como área de especialização (e paixão), por esta representar a aplicação do modelo médico ao campo das emoções e do sofrimento pessoal. É deste encontro entre o mundo objectivo e subjectivo que brota esta especialidade tão particular, em que os exames de imagem ou análises sanguíneas assumem um papel menos relevante que noutras especialidades. Por ter plena consciência de que a boa prática em Psiquiatria assenta numa colheita pormenorizada de uma boa história clínica psiquiátrica, bem como na vontade genuína de estabelecer uma relação terapêutica empática e de confiança, sou da opinião de que uma primeira consulta psiquiátrica deverá ter cerca de uma hora de duração, e que as consultas de seguimento deverão durar cerca de 30-45 minutos.
.
Para marcação de consultas:
- Clínica Joaquim Chaves de Entrecampos - Lisboa - https://www.jcs.pt/pt/unidades_de_saude/unidades
- Clínica Mediavenida - Alverca - http://http://www.mediavenida.pt
- Clínica Globalmed - Alhandra
Se pretender consulta ao domícilio ou via skype, por favor envie email para agendamento - jmlramos@gmail.com
Se tiver dúvidas sobre questões psiquiátricas ou dificuldade na marcação de consultas, por favor envie email - jmlramos@gmail.com
-------------------
Experiência no tratamento de:
.
- Perturbações Afectivas - Depressão e Doença Bipolar
- Perturbações de Ansiedade e Fobias (Perturbação de Pânico, Ansiedade Social, Agorafobia, Ansiedade generalizada, entre outros)
- Esquizofrenia e outras psicoses
- Psico-oncologia
- Problemas de adaptação
- Perturbação obsessivo-compulsiva
- Perturbação de Stress Pós-Traumático
.
Experiência profissional em:
- Consulta de Psiquiatria Geral
- Consulta de Psico-Oncologia
- Internamento de Doentes Agudos
- Electroconvulsivoterapia
- Serviço de Urgência Psiquiátrica
- Hospital de Dia
- Psiquiatria de Ligação
- Investigação Clínica
.
Desenvolvimento e colaboração em vários projectos de investigação e actividade científica e formativa, incluindo:
- Projectos de investigação em Psiquiatria Comunitária, Psico-oncologia e Psicose.
- Vários artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais
- Vários pósters científicos apresentados em reuniões internacionais e nacionais
- Várias comunicações orais em reuniões internacionais e nacionais
- Projeto Terapêutico inovador de Terapia Fotográfica em em Hospital de Dia
- Workshops em reuniões científicas nacionais
Outras actividades e interesses:
Por achar que apenas é possível estar de forma plena e motivada em Medicina quando se conseguem construir caminhos que a complementem, tenho vindo a desenvolver actividade paralela em fotografia de natureza e paisagem, contando já com várias exposições realizadas, venda de impressões para todo o mundo, realização de workshops e photo-tours, publicação em revistas internacionais, entre outros. Portfolio online em https://www.joseramos.com ou https://www.instagram.com/joseramosphotography
Consultórios (3)
E. N. 10, Edifício Cinema nº 8, Alverca Do Ribatejo
Disponibilidade
Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada
Tipos de pacientes aceitos
- Pacientes particulares (sem acordo médico)
Rua 31 de dezembro, nº 26, Alhandra
Disponibilidade
Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada
Tipos de pacientes aceitos
- Pacientes particulares (sem acordo médico)
Avenida da Republica , nº 101 - 1º A, Lisboa
Disponibilidade
Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada
Tipos de pacientes aceitos
- Pacientes particulares (sem acordo médico)
1 opinião de paciente
Classificação geral
Ordenar por
Joana
Tenho um historial longo de crises de ansiedade, que sempre atribui a problemas físicos de saúde. Foi com relutância que me dirigi a uma consulta de Psiquiatria, por ter receio de ser vista como "louca" e de ser medicada com fármacos muito sedativos. Felizmente encontrei um profissional que me soube explicar de forma simples o que se estava a passar comigo e que propôr uma medicação com a qual estou a recuperar a minha qualidade de vida, sem efeitos secundários. Muitíssimo recomendado!
Dúvidas solucionadas
11 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia
Sofro de depressão à 12 anos seguida em psiquiatria HB onde neste momento tomo alrazolam 0.5mg em SOS até máximo 2 dia, 2 terços de triticum ao jantar e o Lorenin 2,5mg ao deitar e mesmo assim só consigo dormir 2 a 3 horas por noite sinto me mt esgotada psicológica. A médica de família e psiquiatra diz que é crónica para minha vida, onde eu penso que não é, talvez ainda não tenha encontrado o profissional correto e respectiva medicação adequada. O que posso fazer para melhorar minha qualidade de vida? Cumprimentos, Graça
Boa tarde. Antes de mais, lamento que esteja a sofrer dessa forma. O conceito de "cronicidade" é um conceito complexo, e seria muito precipitado da minha parte estar a questionar esse parecer médico. Por vezes tenta-se uma multiplicidade de tratamentos dirigidos a um determinado sintoma ou síndrome, com resultados sempre insatisfatórios, e passa-se a considerar esse sintoma ou síndrome como "resistente" ou eventualmente "crónico". No entanto a regra deve ser sempre persistir e, num regime de aliança terapêutica sólida, tentar novas abordagens com validade científica, tentando sempre não perder a esperança, já que existem hoje em dia muitas opções terapêuticas para sintomas como a insónia.

Olá. Tenho 30 anos, homem. Foi me feito após terapia uma impressão diagnóstica de perturbação obsessiva compulsiva. Estou de momento a fazer tratamento farmacológico a 20 mg de Brintellix, e psicoterapia de exposição e prevenção de resposta noutro país da Europa. Como pretendo voltar a Portugal e quero continuar o meu tratamento como devo agir? Ao nível continuação de medicação e psicoterapia do mesmo género. Obrigado.
Boa tarde. Tudo irá depender da sua zona de residência. Não sei se se refere a seguimento psiquiátrico e psicoterapêutico no SNS ou em regime privado? Para seguimento no SNS a via de referenciação passa habitualmente pelo seu Médico de Família. No regime privado talvez o melhor seja pesquisar por um Psiquiatra que vá de encontro às suas preferências, bem como pesquisar por psicólogo com formação em Terapia Cognitivo Comportamental, que possa continuar a psicoterapia. Desejo de sucesso nesta transição.

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.