um neurologista é aconselhado

8 respostas
um neurologista é aconselhado para tratar pessoas com problemas em sair de casa?
A Agorafobia é geralmente tratada por psicólogos, através da psicoterapia, ou por psiquiatras, que poderão prescrever medicação. O ideal seria uma conjugação das duas formas de tratamento, com interajuda entre um psicólogo e um psiquiatra, para obter melhores resultados. Um neurologista trata condições neurológicas, como tumores e outros problemas ao nível cerebral. A Agorafobia é do foro emocional/mental e encaixa-se melhor no âmbito da saúde mental.
A agorofobia, por norma está associada à perturbação de pânico, devendo ser tratada por um psicólogo e/ou psiquiatra, uma vez que se trata de um problema de ansiedade e não um problema neurológico.
Através da medicação poderá obter alguma ajuda para minimizar a ansiedade e através da psicoterapia aprenderá que os pensamentos devem ser desconstruídos, pois não correspondem à verdade e adquirirá ferramentas e estratégias que lhe permitam diminuir a ansiedade e enfrentar as situações vistas como ameaçadoras. Estas estratégias são importantes para reduzir os evitamentos, os quais condicionam gravemente a vida da pessoa.

A menos que esse problema tenha surgido de repente, após uma queda ou acidente que tenha provocado lesão cerebral, nada indica que seja um problema neurológico.
A medicação receitada por um psiquiatra pode ajudar a baixar os níveis de ansiedade e permitir-lhe sair de casa com um pouco menos de esforço.
O seguimento em psicoterapia é essencial, pois a exposição progressiva às situações que está a evitar é fundamental, ou cada vez elas serão mais incapacitantes. Paralelamente também deverá ser explorado o que a ansiedade e o pânico lhe estão a querer comunicar. É comum estas situações se irem intensificando numa tentativa de chamar a atenção para decisões que devem ser tomadas ou padrões /hábitos/ comportamentos/ situações de vida que devem ser abandonados para que se consiga libertar/viver
O acompanhamento deve ser feito por um psicólogo clínico e quando necessário deve recorrer a medicação prescrita por um psiquiatra .
O acompanhamento deve ser feito por um psicólogo com formação em psicoterapia cognitivo comportamental , sendo esta a mais eficaz para as perturbações da ansiedade - agorafobia, ataques de pânico.
Se o neurologista dominar os psicofármacos e a psicoterapia não vejo por que não!!
Se não existir um compromisso neurológico, resposta que poderá obter junto do seu médico, aconselho que procure um psicólogo clínico e a psicoterapia psicanalítica.
A agorafobia resulta de dinâmicas inconscientes, que terão de ser identificadas.
Não sendo tratada, traz consideráveis limitações à vida da pessoa.
Os profissionais mais indicados são o psicólogo clínico (preferencialmente da abordagem cognitivo-comportamental) e o psiquiatra.