tenho uma fissura anal que nao
tenho uma fissura anal que nao fecha, ja usei muitas pomadas e nao consegue cicatrizar, gostava de saber se há alternativa á cirurgia pois nao posso fazer cirurgia por causa da minha doença cardiaca??
4 respostas
O tratamento da fissura anal crónica tem um fluxograma que coloca a cirurgia em ultimo lugar Sem saber quais as pomadas que usou é difícil avaliar qual a correção das tentativas de tratamento, uma vez que quase todas as pomadas de uso proctológico contém corticoides que produzindo alívio sintomático contribuem para a perpetuação da fissura sendo portanto parte do problema. A alternativa à cirurgia é a infiltração com toxina botulínica ( vulgo BOTOX) que produz temporariamente uma baixa de pressão no esfíncter interno criando condições para a cicatrização da fissura.
A cirurgia da fissura anal cronica pode ser efectuada sob anestesia local, portanto obviando e evitando os problemas cardíacos do doente
A resposta é simples: confie no seu médico gastroenterologista que em equipa tudo fará para ajudar o seu filho.
Quando a fissura anal não cicatriza com pomadas, existem alguns tratamentos não cirúrgicos que podem ser considerados, de acordo com a avaliação do proctologista: 1. Toxina botulínica (Botox) É aplicada na musculatura anal para reduzir o espasmo e promover o relaxamento do esfíncter. Isso melhora a circulação local e favorece a cicatrização da fissura. O efeito é temporário, mas muitos pacientes conseguem cicatrizar sem precisar de cirurgia. 2. Laser de baixa potência É um tratamento indolor que estimula a cicatrização dos tecidos através da fotobiomodulação. Pode ser utilizado como complemento ao tratamento, ajudando a reduzir a dor e a inflamação e a acelerar a recuperação. Ambas as técnicas devem ser avaliadas pelo médico assistente, especialmente tendo em conta a sua condição cardíaca
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


