Tenho um amigo em prisao domiciliaria. A pessoa em questão aguarda julgamento. O que pode levar mese

Tenho um amigo em prisao domiciliaria. A pessoa em questão aguarda julgamento. O que pode levar meses ou até anos. Refiro que a pessoa é inocente mas estava no local errado à hora errada e sendo assim será julgada como os restantes presentes no local por falta de provas concretas... Neste momento a pessoa encontra-se desmotivada, desanimada, constantemente em baixo, com muita ansiedade e insonias.. esta a se tornar agressiva fria e a se isolar. Não querendo contacto com pessoas mesmo que sejampróximas ou familiares. Afastando-as e sentindo culpa pelo sofrimento que lhes causa pela situação em que está. Não aceita apoio de ninguém e não recorre a ajuda psicológica. Esta a tentar através de leitura de livros ter autocontrolo sobre as emoções dela. Ou seja esta numa luta interior que quer lutar sozinha... respeito-a. Mas isolando-se desta forma e com toda a mudança de comportamento, tenho medo que se suicide... que posso fazer para ajudar a pessoa neste momento? Que conselhos posso dar para ajudar no controlo da ansiedade que assombra à meses esta pessoa enquanto aguarda algo decisivo na sua vida? Obrigada.

6 respostas


Boa tarde. Na impossibilidade do seu amigo sair de casa, sugira-lhe um acompanhamento psicológico online. Poderá expor os seus problemas e aprender a lidar com as emoções menos positivas que o estão a afetar. Fique bem!


Boa tarde, Uma das coisas que pode fazer, já fez que é respeitar. A outra, é a que também está a tentar fazer, ajudar respeitando. Sugiro que partilhe as suas preocupações com ele. Que respeite as suas decisões e que lhe diga que os livros de autoajuda podem ser úteis, mas raramente suficientes. Pois ele, mais do que nunca precisa duma visão técnica competente externa a ele próprio, que não o julgue, mas dialogue iluminando caminhos que ele está incapaz de ver, num trabalho psicológico competente. É possível ter consultas online que seriam uma ajuda preciosa. Ainda que seja culpado não é motivo para desistir de nada. Deve dar se novas oportunidades. Se não é, está a agir como se fosse. Não se combate a injustiça, sendo injustos connosco próprios. Isso só dá mais poder a injustiça.


Bom dia a situação do seu amigo gera muita tensão e ansiedade. Como a pessoa não pode sair, terá de ajuda-lo a elaborar estratégias de controlo de ansiedade tais como a respiração. ocupar o seu dia com actividades prazerosas. As actividades prazerosas diminuem a tensão interior e o nervosismo.


Bom dia a situação da pessoa amiga é complicada e o sofrimento interior é imenso, de raiva e injustiça. A ajuda psicológica seria o ideal, mas ela terá que aceitar. Em relação a si é estar atenta a essa pessoa. Ao seu dispor. Cumprimentos


A questão coloca-se entre os conselhos e a terapia. O desconhecimento da situação psicológica objectiva é contrária aos conselhos e não é possível delegar as competências terapêuticas. Nestas circunstâncias só é possível encorajar que sugira que a pessoa procure o acompanhamento profissional, pessoa obrigada deontologicamente ao segredo. O acompanhamento pode ser feito em regime de visita ao domicílio ou on line.

Dr. Nuno Gonçalves

Dr. Nuno Gonçalves

Psicólogo

Angra Do Heroísmo

Agendar consulta

Tente todos os argumentos para que a pessoa aceite ajuda de psicoterapia Essa seria a melhor ajuda Boa sorte ! Rita Bicha Castelo

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.