Tenho o diagnóstico de doença

7 respostas
Tenho o diagnóstico de doença bipolar.
Gostava de saber se há alguma forma de me curar de gastos excessivos, que é o único
sintoma, que eu não tenho conseguido controlar??
Pode haver mais que uma razão para os gastos excessivos, assim sendo, é fundamental que esse comportamento deva ser discutido com o seu médico psiquiatra.
Os gastos excessivos podem ser uma resposta a ansiedade excessiva e /ou a outras problemáticas psicológicas. Com um diagnóstico de doença bipolar deve ser seguida por um psiquiatra, deverá falar com ele sobre isso e ponderar a possibilidade de fazer também psicoterapia.
Tendo em conta o diagnóstico, deverá ser acompanhada/o por um médico psiquiatra, a par com a psicoterapia. Esta última irá ajudá-lo/a a identificar os sinais de aparecimento dos episódios depressivos e maníacos, aumentando a estabilidade do humor. Através da psicoterapia poderá também receber ajuda no controlo de impulsos, regulando assim os gastos excessivos que refere, juntando uma intervenção cognitiva, emocional e comportamental.
Como sabe o transtorno bipolar é uma doença que altera as emoções de tal forma que pode levar a que a vida da pessoa se altere, conduzindo à perda das ligações familiares e sociais, ao divórcio, à perda do trabalho e ao sofrimento do próprio doente e da sua família. Esta patologia deve ser tratada com fármacos e com psicoterapia simultâneamente, para que o doente volte a ter qualidade de vida, ele e a sua família. Aconselho a fazer psicoterapia, pois através do diálogo acerca das suas emoções é que se vai aprendendo a identificar quando se aproxima de cada fase (depressão/ euforia). Como a fase da euforia é o que mais o preocupa, é importante que aprenda a identificar quando se aproxima desta fase para que possa arranjar estratégias para reduzir ou mesmo evitar gastos excessivos.
O tratamento passar por psicoterapia combinada com psiquiatria.
Tratando se de alterações comportamentais, é essencial complementar com Psicoterapia o acompamento Psiquiátrico que pelo que percebi já existe.
Deve conversar com o seu psiquiatra, para que este encontra a medicação mais ajustada a sua situação , assim como iniciar um acompanhamento psicoterapêutico, afim de melhorar este seu comportamento.