Se homem tocar no obejto com sida e depois tocar no seu pénis e fazer sexo anal pode transmitir?
3
respostas
Se homem tocar no obejto com sida e depois tocar no seu pénis e fazer sexo anal pode transmitir?
Resposta clara: NÃO.
VIH não sobrevive fora do corpo
Não se transmite por objetos, mãos, superfícies
Precisa de contacto direto com fluidos infetados + via de entrada
Isto é ansiedade hipocondríaca, não risco real.
Ponto cego:
O problema não é o VIH.
É o ciclo obsessivo de ameaça → alívio → nova ameaça.
VIH não sobrevive fora do corpo
Não se transmite por objetos, mãos, superfícies
Precisa de contacto direto com fluidos infetados + via de entrada
Isto é ansiedade hipocondríaca, não risco real.
Ponto cego:
O problema não é o VIH.
É o ciclo obsessivo de ameaça → alívio → nova ameaça.
O HIV (o vírus que pode levar à SIDA) não aguenta "vivo" em objetos do dia a dia. O vírus morre rapidamente quando está fora do corpo humano. Mas imaginando que o objecto ate estaria infetado com HIV, não passaria para o pénis só porque lhe tocou.
A transmissão do VIH não ocorre por tocar num objeto que tenha tido contacto com o vírus e, depois, tocar nos genitais. O VIH não sobrevive no ambiente e perde rapidamente a capacidade de infeção fora do corpo.
A transmissão só acontece em situações específicas, como contacto direto entre fluidos infetados e mucosas ou sangue, geralmente através de relações sexuais sem proteção, partilha de agulhas ou transmissão vertical.
Tocar num objeto e, depois, ter contacto com o pénis não representa risco, a não ser que tenha uma ferida aberta, isso pode aumentar o risco. O recomendável é utilizar sempre preservativo para o sexo anal.
Caso haja contacto com alguém soropositivo (alguém que tem carga viral detetável) pode ainda recorrer a um hospital às urgências e ser-lhe-a adminstrado a Profilaxia Pós‑Exposição (PEP) é um tratamento de emergência utilizado após uma situação de risco para o VIH.
Consiste na toma de medicamentos antirretrovirais durante 28 dias, com o objetivo de reduzir a probabilidade de infeção.
É indicada quando houve um contacto potencialmente arriscado, como:
exposição sexual sem proteção
rutura de preservativo
contacto com sangue infetado
A PEP deve ser iniciada o mais cedo possível, idealmente nas primeiras 2 horas, e sempre dentro de 72 horas após a exposição.
O que é a Profilaxia Pré‑Exposição (PrEP)?
A PrEP é um outro método de prevenção tomado antes de qualquer exposição ao VIH.
Consiste na toma regular de medicação antirretroviral que reduz de forma muito significativa o risco de infeção.
É recomendada para pessoas que têm maior probabilidade de exposição ao vírus, como quem tem múltiplos parceiros, relações sem preservativo ou parceiros com VIH não controlado.
A PrEP não substitui o uso de preservativo, mas é uma camada adicional de proteção.
A transmissão só acontece em situações específicas, como contacto direto entre fluidos infetados e mucosas ou sangue, geralmente através de relações sexuais sem proteção, partilha de agulhas ou transmissão vertical.
Tocar num objeto e, depois, ter contacto com o pénis não representa risco, a não ser que tenha uma ferida aberta, isso pode aumentar o risco. O recomendável é utilizar sempre preservativo para o sexo anal.
Caso haja contacto com alguém soropositivo (alguém que tem carga viral detetável) pode ainda recorrer a um hospital às urgências e ser-lhe-a adminstrado a Profilaxia Pós‑Exposição (PEP) é um tratamento de emergência utilizado após uma situação de risco para o VIH.
Consiste na toma de medicamentos antirretrovirais durante 28 dias, com o objetivo de reduzir a probabilidade de infeção.
É indicada quando houve um contacto potencialmente arriscado, como:
exposição sexual sem proteção
rutura de preservativo
contacto com sangue infetado
A PEP deve ser iniciada o mais cedo possível, idealmente nas primeiras 2 horas, e sempre dentro de 72 horas após a exposição.
O que é a Profilaxia Pré‑Exposição (PrEP)?
A PrEP é um outro método de prevenção tomado antes de qualquer exposição ao VIH.
Consiste na toma regular de medicação antirretroviral que reduz de forma muito significativa o risco de infeção.
É recomendada para pessoas que têm maior probabilidade de exposição ao vírus, como quem tem múltiplos parceiros, relações sem preservativo ou parceiros com VIH não controlado.
A PrEP não substitui o uso de preservativo, mas é uma camada adicional de proteção.
Perguntas relacionadas
- Tenho Síndroma do Colon Irritável desde os 17 anos, apenas diagnosticada aos 31, stress pós-traumático complexo e sintomas somáticos significativo, procuro um especialista no Porto/Matosinhos/Maia que me possa atender em horário pós-laboral, inicialmente presencial, estou aberto numa fase posterior…
- Boa dia, na primeira semana da cartela falhei um comprimido no dia 5, não tive relações nenhumas até aí, depois continuei a tomar tudo certinho mas passado 4 dias desse esquecimento tive relações desprotegidas mas tomei tudo certinho desde a falha, há risco ?
- Boa noite, eu tomava o bialzepam retard 10mg juntamente com o adt 25mg " há cerca de 45 anos" a minha questão: A minha médica passou o Diazepam 10mg ,devido à escassez do Bialzempam nas farmácias...será que esta troca tem o mesmo efeito? Eu não sinto diferenças... Muito obrigado!
- Sinto-me um bocado perdida.. tenho um relacionamento que dura há praticamente 7 anos (faltam apenas dia para isso) mas não sei se estou a fazer a coisa certa na minha vida… Ao início tudo parecia bonito, tivemos de ir viver juntos muito cedo pois a minha família era contra a relação e pôs-me…
- A minha filha anda no segundo ano e apesar de até saber as coisas, ser muito bem comportada e ler bem não consegue tirar bom rendimento na escola. Eu noto uma falta de interesse sobre as coisas da escola e apesar de ela ter uma memória fantástica,muitas vezes diz que não se lembra do que fizeram…
- Bom dia, eu tomo a pilula azalia ja a muito tempo e esqueci me de tomar 2 quase no fim da embalagem e tine relações no segundo dia que nao tomei. Ou seja nao tomei sabae domingo no domingo tive relação a pilula tem efeito . Obrigado
- Coloquei o diu Jaydess a 4 meses e desde então a minha menstruação é irregular e dura 17 ou 18 dias. Também sinto algumas cólicas no fundo da barriga, mais no lado direito
- Comichão no couro cabeludo, dor quando mexo no cabelo, muita queda de cabelo. Procuro dermatologista especialista em doenças de cabelo, tricologia.
- Boa tarde, tou a tomar cipralex e estou doente. Constipada o cipralex reage com benuron, ibuprofeno ou dipirona? Tenho dor de cabeça muito ranho e tosse
- Boa tarde, tou a tomar cipralex e estou doente. Constipada o cipralex reage com benuron, ibuprofeno ou dipirona? Tenho dor de cabeça muito ranho e tosse
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
O seu caso é semelhante? Estes profissionais podem ajudá-lo:
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.