Olá. Então, é o seguinte: eu tenho 17 anos, e tive uma vida relativamente atribulada. Desde ser frut

10 respostas
Olá. Então, é o seguinte: eu tenho 17 anos, e tive uma vida relativamente atribulada. Desde ser fruto de uma relação marcada pela violência doméstica a ter mudado de escola cerca de 10x devido à minha mãe ser uma pessoa relativamente instável, ou ainda ter visto o meu padrasto enforcado, enfim. Uma vida atribulada como disse. Como se tal não bastasse, ultimamente tem algo que me anda a incomodar. Sinto que aconteceu algo comigo quando eu tinha 10/11 anos. Um colega da minha mãe, que era um amigo muito próximo da família, dava-se muito bem connosco e eu costumava passar imenso tempo com ele. E isto é o que me lembro: Fui tomar banho a casa dele porque tinhamos vindo da praia, e ele enfiou o dedo dentro de mim, recordo-me de não contar a ninguém por achar que era "normal" ou culpa minha, mas a minha irmã reparou no inchaço e vermelhidão da minha vagina, contou à minha mãe e aí eu contei-lhe o que se tinha passado e claro aí afastamo-nos desse homem e nunca mais o vi desde então. Agora o tempo passou e eu sinto que algo mais aconteceu e eu não contei. Talvez por insegurança ou por não me lembrar mesmo. Agora que tento recordar o que se passou é como se essa memória estivesse em branco. Lembro-me da parte do banho mas depois disso é como se mais nada se tivesse passado até ao dia seguinte. Quis perguntar à minha mãe mas secalhar na altura que isso aconteceu não lhe contei então ela dirá que não, só eu tenho a resposta para a pergunta o que aconteceu mas não consigo lembrar-me. Não sei se fui drogada, se a minha mente bloqueou essa memória, não sei e a este ponto já não sei nada. Sinto mesmo que algo aconteceu e preciso de esclarecer isso porque anda a dar comigo em doida, mal durmo a pensar nisto, o meu namorado acha estranho certos comportamentos meus que eu sempre tive e nunca reparei e agora é que percebo que podem ser sinais de algo... Não sei. O que devo fazer? Algum conselho? Obrigada, aguardo breve resposta.
Boa Tarde,
Em primeiro lugar, saiba que a net não é segura, como tal há coisas que não será boa ideia partilhar aqui. Em segundo lugar lastimo que tão nova tenha passado por tanto e compreendo que necessita de ajuda. Finalmente e creia-me, é o mais importante, precisa de fazer psicoterapia, pois se adia todos os problemas de que falou eles vão atravessar-se no seu caminho, numa altura ou noutra, condicionando as suas escolhas.
Está a agarrar-se a um aspeto da sua vida que neste momento lhe parece o mais importante, mas há outros que referiu e que rodeiam esse, tão ou mais importantes e todos eles devem ser abordados num processo de psicoterapia, por vezes saber a verdade dos factos, não só não é possível, como quando é, revela-se bem menos importante do que o impacto que nos causaram e causam.
E sim, é verdade que a nossa mente é boa a bloquear coisas dolorosas, mas com esse processo bloqueia muito mais em nós. Procure ajuda psicológica, pois está numa idade em que quase tudo se pode arrumar sem aumentar os danos já sofridos e permitindo-lhe uma maior noção de si e um maior grau de tranquilidade.
Deve procurar psicoterapia e nao deve ecp6or a sua situação ao mundo , via net, deve proteger-se.
Bom dia. É importante reconhecer que precisa de ajuda. Há algumas situações da nossa vida, que bloqueamos consciente ou inconscientemente
Assim deve procurar fazer psicoterapia.
Boa Noite!
Parabéns pela coragem, é isso mesmo, se autorize a construir uma nova história, não se envergonhe da sua atitude, esse é o caminho mais correto. Procure um psicólogo é na terapia que terá exactamente o que precisa.
Bom dia. Antes demais, quero que saiba que a culpa do que aconteceu não foi sua.
Sugiro que procure acompanhamento específico na área de trauma e violência sexual, pois é possível livrar-se dessa confusão e sofrimento, com a ajuda certa.
Uma vez que essa é a minha área de intervenção, deixo-me disponível para ser contactada no sentido de percebermos qual a melhor maneira de ajudá-la, seja a nível privado ou institucional. Compreendo que pode ser difícil dar um sentido ao que se está a passar, mas não deixe de procurar ajuda breve.
Considerando o seu relato, é muito importante encontrar acompanhamento psicológico ou psicoterapia.
Um(a) profissional saberá como proceder ao desbloqueio de memórias, salvaguardando o seu bem estar e saúde mental.
Desejo-lhe o melhor.
Um abraço.
Para alguém se vulnerabilizar, é preciso muita coragem. Parabéns pela tua coragem. Faz todo o sentido procurares um acompanhamento psicológico na tua área de residência (ou próximo) para poderes explorar os teus traumas do passado, lidar melhor com eles no presente, e gerares melhores resultados no teu futuro. Desejo muito que possas alcançar a plenitude na tua vida. Um abraço.
Boa trade, set sentences necessidade deal esclarecer o question the possa terms acontecido o melhor e frazer Psicoterapia Psicanalitica our mesmo psicanalise para descobrir o que possa ter reprimido. Cumprimentos
Boa tarde.
Conforme comentado pelos colegas seria conveniente fazer psicoterapia. A EMDR é uma terapia breve que ajuda imenso em casos similares ao seu. Procure um profissional com esta especialização psicoterapêutica e perceberá o quanto está terapia vocacionada para diferentes situações traumáticas a ajudará
Ao dispor
Renata Teles
Várias questões que aborda necessitam ser trabalhadas em psicoterapia.
Estou ao dispor para quaisquer questões.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!