O que são fungos na boca?

6 respostas
O que são fungos na boca?
Os fungos na boca, são normalmente resultante de uma candidíase ( pontos brancos na boca). Normalmente são conhecidos com "sapinhos".
As localizações principais são as bochechas ou base da língua, mas também podem ser vistas no céu da boca ou garganta.
Acontece essencialmente em pacientes portadores de prótese dentária, pacientes que estão em quimioterapia, pacientes com HIV/SIDA, pacientes com disfunções das glândulas salivares, ou simplesmente durante o uso de antibióticos.
A causa principal é por uma depressão do sistema imunitário.
O tratamento passa por um correcta higiene, assim como o uso de raspadores linguais, seguidamente o seu Médico Dentista irá diagnosticar a causa da infecção fúngica, e prescrever uma dieta nutritiva para recuperar o sistema imunitário, assim como a medicação necessária para tratar a infecção fúngica.
Infecção fúngica é geralmente conhecida como candidíase oral. A candidíase é causada pelo excesso de fungos denominados Candida albicans na boca, que se desenvolve em bebês ou em adultos com o sistema imune enfraquecido. Os sinas e sintomas são o aparecimento de placas esbranquiçadas na boca, língua e/ou garganta, ardência na boca, dor ou dificuldade ao engolir. Muitas vezes aparece em indivíduos com fatores que favorecem o crescimento de fungos, como a utilização de próteses dentárias, má higiene oral e ingestão excessiva de açucares. Em bebês acontece devido a terem o sistema imuno pouco desenvolvidos e chamamos de sapinhos.
Tanto o diagnóstico como o tratamento deve ser feito pelo seu dentista para despistar outro tipo de patologias. O seu tratamento é feito com um antifúngico oral 5 a 14 dias dependendo da gravidade. .
Na cavidade oral existe uma variedade de bactérias e fungos que levam a doenças da boca e complicações da saúde como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares.
Os fungos podem desenvolver determinadas lesões da boca como refere a Drª Sara e podem formar biofilmes com as bactérias, em que as defesas do organismo não chegam e as doenças referidas ocorrem.
Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular).
Há diversos fungos orais ,o mais comum é a Candida albicans .
As infecções por fungos estão associadas muitas vezes a uma baixa imunidade .Em qualquer caso a intervenção médica é importante no acompanhamento destas situações.
Boa tarde. Quando se refere a "fungos" , está a falar de manchas pretas nos dentes? ou manchas brancas na gengiva?
As infeções por fungos orais estão associadas a uma baixa de imunidade sendo conhecido como candidiase oral vulgarmente denominada como “sapinhos”.