Há anos foi-me diagnosticada a

4 respostas
Há anos foi-me diagnosticada a doença bipolar.
A minha pergunta é se a doença bipolar oscila entre dois polos (depressão e euforia) como é que eu não tenho euforia há mais de 15 anos?
(Estou medicada com Priadel, Risperidona e Fluoxetina)
É possível que não haja necessidade de mudar esta medicação?
É aconselhável rever uma medicação tão prolongada, sim. Pelo que aconselho fale com o seu psiquiatra. Todavia, e porque a doença bipolar tem um componente psíquico subjacente, aconselho igualmente que procure um tratamento psicoterapêutico.
Basta haver um período eufórico puro para o paciente ser diagnosticado com doença bipolar, independentemente de vir a ter novos episódios eufóricos ou depressivos.É aconselhável não alterar a medicação e ter consultas de manutenção no psiquiatra assistente para ir revendo essa medicação, fazer análises para verificar se a medicação não está a ser tóxica ou se está a prejudicar o organismo.
Além de que um episódio eufórico pode ser suficiente para o diagnóstico duma Doença Bipolar, sabe-se hoje em dia que existem formas de Doença Bipolar nas quais não existem períodos de Mania (euforia) ou Hipomania (expansividade do humor) e que cursam com episódios mistos recorrentes, ou seja, episódios em que coexistem sintomas maníacos e depressivos.
Assim, a ausência de episódios de euforia não exclui necessariamente o diagnóstico de Doença Bipolar.
Um episódio maníaco pode não se caracterizar apenas por euforia, mas por um aumento excessivo da energia, apesar da falta de sono