Gostaria de saber se é possível

4 respostas
Gostaria de saber se é possível tratar o vaginismo através da hipnose?
A hipnose pode ser uma das técnicas utilizadas no tratamento do vaginismo, no entanto tem de ser acompanhadas com técnicas cognitivo comportamentais e de dessensibilização sistemática e outros exercícios práticos que apresentarão resultados progressivos a medida que a paciente ganhar confiança em si.
O vaginismo primário está mais relacionado a um mecanismo psicossomático e, o secundário, a uma experiência negativa real ou imaginário. independentemente da causa, ela funciona como um ciclo: medo da dor, ansiedade, contração e dor. Após excluir e tratar as causas orgânicas é importante dar apoio psicológico.
A Hipnoterapia combinado com a Terapia Cognitiva-Comportamental têm resultados muito positivo no vaginismo, focando-se na componente da dor.

Seria importante numa primeira fase procurar o seu médico/a de família afim de despistar problemas de ordem biológica/orgânico! Caso não se verifiquem e for de ordem psicológica (psicossomatica) a Psicoterapia Cognitivo-comportamental tem demonstrado excelentes resultados!
Boa sorte!
É recomendável que procure profissionais de saúde como, ginecologistas pois são especializados em diagnosticar e tratar problemas de saúde pélvicos, há fisioterapeutas especializados em distúrbios do assoalho pélvico e dor sexual, e há psicólogos e terapeutas sexuais que também tem diferentes graus de experiências no tratamento do vaginismo. A abordagem de tratamento do vaginismo contempla diferentes técnicas, tais como exercícios de controle do assoalho pélvico, exercícios de dilatação, técnicas e exercícios que ajudam a paciente expressar e resolver quaisquer componentes emocionais relacionados com o problema. Ao seu dispor.