Eu convivo com dores crónicas há quase seis anos ( fora da menstruação)suspeitam de eu ter Endometri

5 respostas
Eu convivo com dores crónicas há quase seis anos ( fora da menstruação)suspeitam de eu ter Endometriose . Em 3 meses eu perdi 5 kg , não tenho apetite , obrigo-me a comer e fico com dores de estômago por isso , não tenho força no corpo e não sinto vontade de fazer as coisas , nem prazer nas coisas que gostava antes! Pode ser depressão?
Terá de fazer 2 abordagens 1- tratar a sua parte fisica e ver se é ou não endometriose ,ou o que se passa 2- tratar da parte psicológica e fazer psicoterapia .
Aceita o desafio ?
Ao seu dispor
Rita Castelo
Existe a hipótese de ser uma depressão desencadeada pelos sintomas físicos, entretanto só é possível obter essa resposta por meio de uma avaliação profissional.
Ao dispor
Olá,
Com o médico deverá fazer exames para despistar a parte física. Se os exames forem negativos, poderá estar perante uma doença do foro psicossomático e aí deverá pedir ajuda a um psicólogo.
Ao dispor!
Anabela do Rosário Cruz
Psicóloga e Hipnoterapeuta
Olá. Algumas mulheres com menstruações dolorosas também apresentam sintomas de tensão pré-menstrual ( irritabilidade, depressão, fadiga e inchaço abdominal). Os especialistas acreditam que a dismenorreia primária talvez seja causada pela liberação de substâncias chamadas prostaglandinas. A sua concentração é elevada em mulheres com dismenorreia primária. As prostaglandinas podem causar a contração do útero (como ocorre durante o parto), reduzindo o fluxo sanguíneo para o útero. Essas contrações podem causar dor e desconforto. As prostaglandinas também fazem com que as terminações nervosas no útero fiquem mais sensíveis à dor.

A ansiedade também pode contribuir para a dor.

A dismenorreia secundária é causada por anomalias no sistema reprodutor. Ela costuma ser causada por
Endometriose, adenomiose ou miomas. Existem outras causas menos comuns. É extremamente importante para a sua saúde física e mental que seja seguida pela especialidade médica de ginecologia para aferir a origem da sua dor e poder tratá-la. Depois poder aferir se a sintomatologia depressiva melhora ou se não, aí sim, procurar apoio psicológico. De referir que a perda de peso repentina em tão curto de espaço de tempo e restante sintomatologia deve ser partilhado com médico de família ou ginecologista.
Boa tarde. É importante compreender se existe alguma condição médica associada à sintomatologia que manifesta e esclarecer as suas dúvidas em relação à Endometriose. Todavia, ressalvo a relação dos sintomas físicos no bem-estar psicológico (e vice-versa), pelo que o início de acompanhamento psicológico e de uma intervenção multidisciplinar com outros profissionais (i.e., nutricionista) poderão contribuir para uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Cumprimentos, Vera Faria

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.