Bom dia. Sou trabalhador independente ao serviço da EDP. Faço muitos kms a pé diariamente na contag

3 respostas
Bom dia.
Sou trabalhador independente ao serviço da EDP. Faço muitos kms a pé diariamente na contagem de contadores de electrecidade. Fiz há pouco uns RX (por andar com dores) aos pés e foi detetado esporoes calcaneos nos dois pés. Pode ser considerado Doença profissional?

Cumprimentos

João
Bom dia sr. João,

O esporão não doe. A muitas pessoas que tem esporão e no saben até que fazen ou Rx e de casualidade descobrem o esporão e não tem dores. O que produce o dor e a inflamação ou desgaste da fascia (fascitis/fasciosis). Uma vez e tratada a inflamação da fascia, o dor desaparece.

Esta inflamação tem varios origenes mais não e causa do esporão.

Cumprimentos,.
Boa noite caro senhor,
Na minha opinião o esporão de calcâneo pode doer sim. É certo que o esporão é uma consequência da fasceite plantar, inflamação da fascia plantar. Mas a zona onde surge o que esporão pode doer também, até porque é uma proeminência calcificada, numa zona de carga e pode doer por si só.
Quanto a poder ser considerado doença profissional, acredito que hajam parâmetros clínicos para que seja definida doença profissional que neste momento não sei quais são.
Contudo e analisando numa perspetiva global pode ser considerado sim, doença profissional, caso por exemplo esteja num trabalho que o obrigue a estar de pé muitas horas seguidas ou a caminhar muito, ou por exemplo use calçado profissional com certas características, nomeadamente de proteção que obrigam a um calçado profissional ou de segurança mais duro e resistente, o que de certa forma pode prejudicar, por exemplo a mobilidade do seu pé.
Espero ter sido útil,
Cumprimentos
Joana Azevedo
Podologista/podiatra
Bom dia Sr João,
Os esporões surgem pela alteração biomecânica que apresenta nos pés, que provocam a formação de uma espícula óssea no calcâneo.
Claramente que o tempo que passa em pé é um factor determinante na evolução mais precoce deste tipo de patologias.
Não me parece um problema estritamente profissional mas o factor tempo de carga é prepondarente.