Boa tarde, Gostaria de saber quais as diferenças (e/ou definições) de: - tolerância - dependência

1 respostas
Boa tarde,
Gostaria de saber quais as diferenças (e/ou definições) de:
- tolerância
- dependência
- poder aditivo
Grato pela atenção.
Com os meus melhores cumprimentos
Paulo Marcelino
Tolerância é a diminuição da resposta a um medicamento usado repetidamente. A pessoa necessita de doses cada vez maiores para produzir o mesmo efeito. Este efeito é muito comum nas benzodiazepinas de ação curta como o Alprazolam ou o Lorazepam.

O conceito de Dependência depende de vários fatores entre os quais o de tolerância. Geralmente é confundido com o de Privação que é o surgimento de sintomas (normalmente opostos aos efeitos terapêuticos do medicamento) e que surgem quando há uma suspensão abrupta na toma da medicação ou mesmo uma diminuição da dose. Usando o exemplo das Benzodiazepinas, sentir ansiedade ou dificuldade em dormir quando se suspende o medicamento.
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta online de psiquiatria - 80 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".