antes de adormecer a minha cabeça só aparecem pensamentos estranhos e fico muito nervoso o que sera??
Dr. Hélio Borges
Dr. Hélio Borges
Psicólogo
Porto
Os "pensamentos estranhos" podem sugerir alguma ansiedade antes de adormecer. Tal como a colega referiu, deverá procurar ajuda para perceber as causas destes pensamentos.

Dra. Edijane Costa
Dra. Edijane Costa
Psicólogo
Porto
Os pensamentos intrusivos estão presentes em diversas psicopatologias, pelo que, como já referido pelos colegas, apenas uma avaliação psicológica e/ou psiquiátrica poderá nos orientar quanto à origem e compreensão do problema. De todo modo, existe uma série de técnicas psicoterapêuticas que poderão ajudar a controlar e amenizar o problema.

Para especificar sobre que quadro estamos a falar aqui, seria necessário investigar o conteúdo desses pensamentos. Assim, sugiro que procure um psicólogo para fazer uma avaliação cuidadosa. É a partir dessa avaliação que se pode chegar à uma resposta para sua pergunta e à criação de um plano de tratamento adequado para si. Se isso já lhe está a trazer sofrimento procure ajuda, não espere piorar.
Mantenho-me a disposição.

Os pensamentos estranhos parecem realmente ser, como o colega já referiu, sintomas de ansiedade.
Pode estar a vivenciar neste momento algum stresse e problemas, então o corpo e mente dão o alerta dessa forma, o que automaticamente ao ter esses pensamentos, pode acontecer um aumento dessa ansiedade, provocando uma "bola de neve".
Sugiro que procure um Psicólogo para que possa ajudar a identificar o problema e os motivos desses sintomas.

Dra. Vera Sousa Bretes
Dra. Vera Sousa Bretes
Terapeuta alternativo
Lisboa
Esses pensamentos automáticos e "estranhos" podem ser provenientes de ansiedade. Seria bom procurar ajuda no sentido de se identificar a causa e o motivo para esse mau estar sempre que pretende descansar. Ao dispor!

 Alexandra Paulino
Alexandra Paulino
Terapeuta alternativo
Pensamentos estranhos podem ser de naturezas várias... e o nervosismo também tem várias origens.
Por isso depende do tipo de pensamentos que tem... e porquê é que o deixam nervoso.
Podem ser simplesmente algo a que pode prestar mais atenção, algo que quer ou tem de fazer e não quer, ou pode não significar nada... que tal dar atenção e perceber o que causa o tal nervoso?
Se a perturbação continuar e for de fundo fora do corrente da vida, aconselho EFT, pois lida até com questões consideradas estranhas para outras abordagens terapêuticas.

Dra. Conceição Rebelo
Dra. Conceição Rebelo
Osteopata, Terapeuta alternativo
Porto
Deve procurar o motivo desses pensamentos. Se acontecem unicamente quando se deita, ou de noite, ou noutras situações.
Aconselho o acompanhamento psicológico.
Se já estiver a ser acompanhado por um psicólogo, a Osteopata também tem uma terapêutica complementar denominada Sacrocraniana que pode ajudar a descobrir as sensações do se corpo que acontecem ao deitar e causam ansiedade.

 Francisco Santos
Francisco Santos
Osteopata, Terapeuta alternativo, Enfermeiro
Póvoa de Varzim
Não deve deixar que a sua vibração baixe, muitas vezes acontece porque damos abertura aos medos. Não deve levar o cansaço ao limite, proteja-se com pensamentos positivos e principalmente descanse. Cuide de si.

Dr. Matthias Ammann
Dr. Matthias Ammann
Terapeuta alternativo
Porto
Dormir implica permitir relaxar o corpo e deixar que ele se regenere.

Mas para poder relaxar, é necessário permitir perder o controle, deixar-se levar, estar parcialmente vulnerável. Todavia, existe uma parte significativa de pessoas que teme demasiadamente o relaxamento.

Isto se deve por motivos concretos, isto é, um meio-ambiente hostil (estar em um ambiente de conflito) que não permite o relaxamento ou estar vulnerável para o ressurgimento de material psíquico reprimido ou ex-cindido do consciente. No último caso, o material reprimido para o inconsciente em caso de neurose (histérica, fóbica ou obsessiva) ou precluído (nos caso mais graves de psicose, esquizofrenia e borderline) ressurge com toda força quando a atenção do ego (aparelho de controle e gere as emoções se torna mais fraco). Assim, por antecipação, é gerada uma ansiedade antes de dormir.

Minha sugestão:
1- Mude o seu ambiente (e, se necessário suas relações) e encontre um local de descanso seguro.
2- Busque acompanhamento psíquico para integrar o material que te assola quando vai dormir ou mesmo que te acorda no meio da noite. Entre os melhores profissionais para isso aconselho psicanalistas e psicólogos com experiência.

Melhoras.

Especialistas em Transtornos De Estresse

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 1 perguntas sobre Transtornos De Estresse

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.