A minha avó tem 76 anos e sofre de fibrilação auricular desde dezembro, altura em que deu entrada no

1 respostas
A minha avó tem 76 anos e sofre de fibrilação auricular desde dezembro, altura em que deu entrada no SU, com o TSH em 0,030, o que significava que a medicação que fazia para o hipotiroidismo (Eutirox 100) estava ser administrada em excesso. Entretanto, está a ser tratada com Concor 5mg e Xarelto 20mg (e Apocard).
Mais recentemente, um exame de sangue já indicava o TSH em 2,009 (o Eutirox fora ajustado para metade -> 50 microg). No entanto, há algo que me continua a fazer confusão: depois de a minha avó ficar dois dias sem tomar o Eutirox quando veio do hospital, passados dois dias e meio, a máquina das tensões (que é também detetor de arritmia) deixou de registar arritmia durante 5 dias. Pensei que fosse algum tipo de coincidência, ainda que medíssemos as tensões de 2 em 2 horas. Contudo, aconteceu exatamente o mesmo quando a minha avó se esqueceu de tomar um dia (e acabou por não tomar no seguinte). Passados dois dias e meio exatamente, as medições sempre com arritmia deram lugar a 5 dias em que esse indicador deixou de aparecer. Não tenho como saber o comportamento das aurículas, mas a verdade é que o ritmo cardíaco da minha avó ficou, em ambas as ocasiões, absolutamente regular.
Para além da situação cardíaca, também outra situação me fez questionar seriamente sobre a questão tiroideia. Antes do incidente no hospital, a minha avó apresentava uma confusão mental de tal dimensão que pensámos em levá-la a um neurologista, receando tratar-se de algo grave (confundia algumas pessoas não próximas, situações, assuntos conversados, e até os lugares em que viveu nos quais aconteceram certos marcos da sua vida). Nesses primeiros cinco dias, parecia ter acontecido um milagre: toda a confusão desaparecera totalmente. A minha avó estava mesmo de volta. Entretanto, com o passar do tempo, a confusão tem vindo a ganhar terreno (mesmo que interrompida nos segundos cinco dias de paragem).
Tenho receio de a minha avó manter a arritmia e a confusão apenas por causa da medicação.
É possível que ela devesse tomar uma dose menor? Devo consultar um endocrinologista?
(É possível que o nível ótimo de TSH para uma pessoa em particular não seja tão amplo como o campo de valores de referência para o ser humano em geral?)

Muito obrigado!
Descreve muito bem o caso. Nos idosos o valor normal da TSH é mais elevado que o limite superior do valor de referência. Numa pessoa com arritmia e idosa é de considerar a redução ou até suspensão do Eutirox. Mas ha que avaliar melhor o caso. Consulte um Endocrinologista