A medicação é igual para todos
3 respostas
A medicação é igual para todos os doentes bipolares? Como se pode diminuir a dosagem
Convém começar por esclarecer que a bipolaridade não é uma doença, mas sim um padrão de comportamento, além do que é um conceito muito impreciso e susceptivel de grandes confusões na sua interpretação. Do ponto vista clinico não nos dá grande informação, pelo que a sua terapêutica biopsicossocial depende de muitos outros factores, muitas vezes pessoais. Outras vezes, variaveis tão gerais como a idade podem ter importância decisiva no esclarecimento. Falar de doenças em psiquiatria é sempre arrojado !!! o que tratamos são perturbações de diversas naturezas, muitas vezes expressas de forma semelhante...o que engana ...muito quem não domina a matéria !!

Essa questão convém ser esclarecida junto de um médico/a assistente ou Psiquiatra. O fármaco e dosagem adequada pode variar consoante o grau de gravidade da Perturbação Bipolar e o estado em que o/a paciente se encontre.
Posso acrescentar que aliada há toma de medicação, os/as pacientes com esta patologia beneficiam claramente com a conjugação da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

A medicação NÃO É toda igual para os doentes bipolares.
Falando apenas de estabilizadores do humor, o (ou os) estabilizadores de humor escolhidos dependem das características particulares da doença nesse mesmo paciente (predominância de estados mistos, episódios maníacos frequentes, entre outros exemplos), da tolerância do paciente ao fármaco escolhido (ausência de efeitos secundários que comprometam a continuidade do tratamento com fármaco escolhido) e ainda, em avaliações posteriores, da eficácia terapêutica nesse mesmo paciente do estabilizador de humor escolhido.

Especialistas

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 14 perguntas sobre Transtorno Bipolar

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade médica dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.