Perguntas do paciente (46)

  • Tenho um zumbido permanente nos ouvidos. à noite, em silêncio é muito incomodativo. O que posso faze

    Tenho um zumbido permanente nos ouvidos. à noite, em silêncio é muito incomodativo. O que posso fazer para eliminar o mesmo?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    O zumbido pode ter muitas causas e não necessariamente do ouvido! Só assim não é possível saber de onde vem e se é para o otorrino ou não !.. Desde a coluna cervical , a tensão arterial, a articulação…


  • Tenho muito medo de fazer exames à laringe, nomeadamente endoscopia. Fiz uma vez, e, literalmente, h

    Tenho muito medo de fazer exames à laringe, nomeadamente endoscopia. Fiz uma vez, e, literalmente, hoje tenho fobia a fazer novamente. No entanto, estou rouca há vários anos e sei que preciso de fazer estes exames urgentemente, o que me deixa imensamente triste comigo própria, não consigo explicar…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Se calhar fez uma endoscopia gástrica que muito mais cara! Uma endoscopia laringes não custa nada , mas pode nem ser precisa caso o otorrino consiga ver bem as cordas vocais! Mas é imperativo que…


  • Estou com uma constipação à 1 semana começou segunda feira, na quarta fiquei com o ouvido "tapado" j

    Estou com uma constipação à 1 semana começou segunda feira, na quarta fiquei com o ouvido "tapado" já passaram 5 dias e ainda não ouço desse ouvido é normal?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    É frequente isso acontecer, mas geralmente passa se tomar um anti-histamínicos e dizer umas lnalacões no nariz com um spray , por exemplo a Mometasona


  • Fiz um exame de cultura na garganta e o resultado do bacterioscopio deu:raros bacilos gram negativos

    Fiz um exame de cultura na garganta e o resultado do bacterioscopio deu:raros bacilos gram negativos e raros cocos gram positivos aos pares. Posso estar com gonorréia de garganta? Não ouve crescimento de microorganismos patogênicos

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Pode ter esses bacilos e ser outra coisa! Repita a análise noutro laboratório


  • Olá tenho 53 anos e tenho zumbidos permanentes nos 2 ouvidos. Já fiz testes de audiometria não tenho

    Olá tenho 53 anos e tenho zumbidos permanentes nos 2 ouvidos. Já fiz testes de audiometria não tenho problemas auditivos nem problemas nos ouvidos. apenas este silvar agudo nos 2 ouvidos. Alguém me aconselha algo para poder eventualmente diminuir ou tratar este problema?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    As causas podem ser muitas, mas não tendo mais sintomas auditivos é provável que possa ser a coluna cervical . as articulações tempero maxilares , carótidas , tensão arterial , etc! Consulte um…


  • Fiz uma cirurgia Mastoidectomia Radical em 2005 e queria saber se era possivel recuperar audição com

    Fiz uma cirurgia Mastoidectomia Radical em 2005 e queria saber se era possivel recuperar audição com proteses ossiculos?cumprimentos

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Não sei o que quer dizer com prótese ossiculos!Mas uma mastoidectomia radical há 15 anos, deve ter ficado com uma surdez profunda, mas só vendo um audiograma recente se poderá avaliar . Uma prótese…


  • Ola, quando vcs voltarao a atender e quanto tempo de experiencia vcs tem sobre zumbido nos ouvidos

    Ola,
    quando vcs voltarao a atender e quanto tempo de experiencia vcs tem sobre zumbido nos ouvidos?
    Pergunto porque nao moro em Portugal e terei que viajar a portugal.
    Obrigado.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    O zumbido é um sintoma muito vago e que pode ter muitas origens para além dos ouvidos. É preciso saber se tem outros sintomas relacionados com os ouvidos:surdez, vertigens, corrimento , dor, etcetera.…


  • Olá, eu tive um pequeno resfriafo e 37,6°C. Eu tive isso por 2 dias e durante isso eu tinha o ouvido

    Olá, eu tive um pequeno resfriafo e 37,6°C. Eu tive isso por 2 dias e durante isso eu tinha o ouvido entupido. Apenas tenho tosse fraca e o ouvido ficou mais entupido, por vezes me doendo.
    Algumas semanas atrás eu tinha por vezes sumbidos no mesmo ouvido. Não é por culpa de excesso de…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    É provável que tenham passado secreções parais ouvidos mas também pode ter cer la no fundo a fazer pressão no tímpano , consulte um especialista para ter a certeza


  • Estou com tonturas enjoos um zumbido ás vezes dói-me um pouco o ouvido esquerdo sinto um fraqueza no

    Estou com tonturas enjoos um zumbido ás vezes dói-me um pouco o ouvido esquerdo sinto um fraqueza no corpo o que poderá ser?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Consultar rápido um otorrino pois podem ser problemas do ouvido interno que se agravam se não tearar


  • Se passado 48h de ter levado a injeção de penicilina ainda tiver as amígdalas inflamadas, devo ir ao

    Se passado 48h de ter levado a injeção de penicilina ainda tiver as amígdalas inflamadas, devo ir ao hospital ou é normal?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Desde que não doam nem tenha febre é normal


  • Bom dia. É o seguinte, estou com uma amigdalite e tomei uma injeção de penicilina, há dois dias atrá

    Bom dia. É o seguinte, estou com uma amigdalite e tomei uma injeção de penicilina, há dois dias atrás. As amígdalas continuam inflamadas cheias de “pus”. A médica receitou me outra injeção de penicilina caso a febre não passasse no dia a seguir. Já não tenho febre mas as amígdalas continuam iguais.…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    O melhor seria fazer uma análise à garganta para ver o antibiótico mais indicado, isto . claro, se ainda houver infeção


  • Boa tarde, tenho andado com algum desconforto no ouvido esquerdo, sensação de que tem alguma coisa d

    Boa tarde, tenho andado com algum desconforto no ouvido esquerdo, sensação de que tem alguma coisa dentro, já limpei o ouvido com audisprai e começa a fazer um ruído de ferver e no outro lado não faz. e na parte de trás da cabeça sinto uma dor o que poderá ser?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    O audispray , se tiver cerumen no ouvido , que é o mais provável , não resolve , deve precisar duma aspiração para remover o cerúmen , consulte um otorrino e não ONGs nada no ouvido


  • Boa noite, estou um pouco aflita em decifrar o resultado de uma ecografia que o meu filho realizou,

    Boa noite, estou um pouco aflita em decifrar o resultado de uma ecografia que o meu filho realizou, sera possivel que me traduzam ou me digam se é algo mau. Obrigada
    Multiplos focos ganglionares infracentimetricos com padrao ligeiramente inflamatorio envolvendo, quer o grupo retroauricular…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    É difícil sem saber a idade e os antecedentes: se costuma ter otites devem ser gânglios sem grande importância mas sem observar o doente é difícil dizer embora não pareça nada de alarmante ! Vá…


  • Após o banho, eu passei o cotonete na minha orelha esquerda e depois disso comecei a sentir o ouvido

    Após o banho, eu passei o cotonete na minha orelha esquerda e depois disso comecei a sentir o ouvido abafado, fui à farmácia e receitaram-me gotas e ajudou a melhorar, no entanto, quando passo o dedo na orelha sinto como se não sentisse tanta sensibilidade como na outra orelha, será que é da…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Deve ter cera no fundo do ouvido, as gotas só servem para amolecer. depois tem de fazer uma limpeza!!!


  • Estou com dificuldade de engolir quando a garganta está sem nada nem alimento nem líquido não consig

    Estou com dificuldade de engolir quando a garganta está sem nada nem alimento nem líquido não consigo começar a engulir mas quando tem saliva alimento ou líquido consigo

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Será melhor consultar um otorrino , assim é muitodificil responder


  • Exmos., É normal ter-se uma epiglote assimétrica? Ou seja, com o lado esquerdo uns 20% mais peque

    Exmos.,

    É normal ter-se uma epiglote assimétrica? Ou seja, com o lado esquerdo uns 20% mais pequeno que o lado direito? Isto sucede numa boa parte da população, ou é raro acontecer? E quando acontece, pode ser consequência de algum problema anterior? Obrigado.
    -

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Não é frequente mas acontece , geralmente num exame de rotina e quase sempre sem gravidade nem necessidade de tratamento


  • naceu uma bolinha pequena no meu piercing pequena e nao doi nada coloquei a 1 mes

    naceu uma bolinha pequena no meu piercing pequena e nao doi nada coloquei a 1 mes

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Não deve haver problema , mas se aumentar ou doer pode infectar e ter de tirar o piercing!


  • Boa Tarde, encontro-me com o ouvido entupido e nas urgências disseram que tinha o tímpano com um ras

    Boa Tarde, encontro-me com o ouvido entupido e nas urgências disseram que tinha o tímpano com um rasgão e prescreveram-me lepicortinolo, esse tem corticoides e não quero tomar devido aos seus efeitos colaterais, poderia haver um substituto para essa medicação? O tímpano não se regenera sozinho?…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Só vendo lhe posso dar uma boa resposta! Depende do local do tímpano e do tamanho da perfuração , não pode é andar a tomar cortisona em excesso! Também depende da idade, da causa , etc!


  • Tenho tido episódios de tinnitus pulsátil (ouço um sopro ao ritmo dos batimentos cardíacos) no ouvid

    Tenho tido episódios de tinnitus pulsátil (ouço um sopro ao ritmo dos batimentos cardíacos) no ouvido esquerdo, associado a tensão elevada, entretanto controlada por medicação.
    O médico de família diz que é stress e "toma lá calmantes" (quando não se sabe ou não se quer saber,…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    É muito provável que tenha a ver com a hipertensão , mas é preciso saber se tem outros sintomas relacionados com o ouvido , como dificuldades na audição , zumbidos, cera no ouvido, vertigens, etc.…


  • bom em 2014 tive uma hipoglicemia que provocou uma queda onde magoei a cabeça entrei em coma, depois

    bom em 2014 tive uma hipoglicemia que provocou uma queda onde magoei a cabeça entrei em coma, depois quando acordei já nas urgências do hospital não tinha cheiro nem sabor, os médicos disse ser normal mas passadas 3 horas estava igual!
    Mais tarde fui vista por um Otorrino que disse que…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. José Artur Beja

    Infelizmente é provável que não recupere pois o traumatismo craniano deve ter atingido a parte do encéfalo responsável pelo sabor e olfacto. Mas consulte um Neurologista pois não tem a ver com…


Autor

Otorrinolaringologista

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.