Perguntas do paciente (9)
-
Bom dia, foi-me detectado enfisema paraseptal nos lobos superiores e nos segmentos apicais dos lobos
Bom dia, foi-me detectado enfisema paraseptal nos lobos superiores e nos segmentos apicais dos lobos inferiores, com maior tradução nos vertices , com formação de pequenas bolhas a maior de 18 mm. Associa-se discreto enfisema centribular, também com maior tradução nos andares superiores dos campos pulmonares. O que devo fazer? Poderei ter uma vida normal, tenho 46 anos e sou fumadora. Obrigada
RESPOSTA DO MÉDICO:
O primeiro passo será deixar de fumar.
As alterações. descritas são no contexto de uma doença pulmonar obstrutiva crónica associada ao tabaco.
Estas são alterações estruturais do pulmão.
Deve marcar Consulta de Pneumologia para ser submetida a provas funcionais respiratórias e ser medicada.
Cessar o tabagismo será a medida mais acertiva.
-
Doenças respiratórias
Tenho uma bebé de 13 meses que nasceu prematura de 30 semanas. Aos 8 meses esteve internada 14 dias por causa de um adenovírus, depois disso esteve internada mais 2 vezes com dificuldades respiratórias. Actualmente é acompanhada na pediatria do hospital e tem consultas periódicas. Toma todos os dias o Flixotaide, no entanto apresenta varias vezes episódios de tosse, expectoração e por vezes dificuldades respiratórias, acabando por fazer várias vezes o plano de Ventilan. Gostaria de saber se devo recorrer a um especialista ou o acompanhamento que têm atualmente é o suficiente? Qual a especialidade mais recomendada?
RESPOSTA DO MÉDICO:
A prematuridade desta bebé condicionou maior sensibilidade do aparelho respiratório daí a necessidade para além da prevenção de um acompanhamento frequente.
A especialidade que deve acompanhar a bebé deve ser a Pneumologia.
-
Alguém me sabe indicar que exame
Alguém me sabe indicar que exame devo fazer para identificar se tenho endiometrose torácica? Já tive 2 pneumotoraxs do lado direito, com menstruação. Dores cada vez mais intensas nas costelas, cansaço e pressão na zona das costelas.
Não tenho endometrose no útero.RESPOSTA DO MÉDICO:
O facto de ter 2 pneumotoraces como antecedentes justifica a realização de TAC toracica e Consulta sub -sequente de Cirurgia Toracica.
Posteriormente deve consultar uma Consulta de Pneumologia e se persistir suspeita a realização de Ressonância Magnética ao toráx.
-
Inalei vapores resultantes de circuitos
Inalei vapores resultantes de circuitos eléctricos queimados e fiquei afónica. É possível saber, mediante meios complementares de diagnóstico, se pulmões e brônquios ficaram afectados? Qual a especialidade recomendada?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Trata-se de uma Pneumonite por inalação de fumos e ou vapores. Para além de afectar toda a árvore respiratória poderá ficar com sequelas.
Deve ser avaliado em âmbito de Consulta de Pneumologia.
-
Será possível reduzir - ou anular
Será possível reduzir - ou anular mesmo - o ronco durante o sono e, em caso afirmativo, como?
RESPOSTA DO MÉDICO:
A roncopatia durante o sono deve ser estudada através de uma polissonografia de ambulatório.
Para avaliar se existem apneias -pausas respiratórias durante o sono.
-
O que é pneumonectomia de tot
O que é pneumonectomia de totalização?
RESPOSTA DO MÉDICO:
O termo refere-se a excisão de todo o pulmão através de cirurgia.
-
E possível fazer o transplante
E possível fazer o transplante de pulmão em Portugal. Para um doente com fibrose pulmonar?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Deve ser observado em Consulta de Pneumologia.
Se tiver indicação para transplante deve ser referenciado a Consulta de Transplante Pulmonar no Hospital Santa Marta.
-
Tenho asma, não tenho falta de
Tenho asma, não tenho falta de ar nem me sinto cansado, tenho tosse continuada á uma semana não estou constipado, o que devo fazer?
RESPOSTA DO MÉDICO:
A tosse pode ter múltiplas etiologias.
Como tem asma a persistência da tosse deve ser avaliada em Consulta de Pneumologia para:
-Optimização terapêutica da doença de base
-Exclusão de outras patologias não pulmonares,mas que clinicamente se manifestam por tosse.
-
Tenho tosse e catarro profundo
Tenho tosse e catarro profundo que parece sair dos pulmões há semanas. Depois de um tempo com carradas de ranho no nariz, agora é nos brônquios. Tosse profunda e catarro. Que fazer?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Ir ao pneumologista.
Quadro infeccioso a necessitar de antibioterapia e fluidificação de secrecções.
Perguntas frequentes
-
Boa tarde tenho problema nos cristais ando já a duas semanas nisto não vejo melhoras será que me pod
Bom dia.
Deve ser avaliado em consulta para execução de manobras diagnósticas…