Perguntas do paciente (23)
-
após uma keratoplastia penetrante
após uma keratoplastia penetrante e algumas complicações (rotura de 2 pontos,com perda de liquido) fiquei com 10 dioptrias de astigmatismo,aguardo colocação de lente intra-ocular,com essas limitações na correção e no resultado final,1 novo transplante não obteria melhores resultados?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Um novo transplante de córnea será sempre um risco, este poderá ser considerado tendo em conta o estado da córnea. A colocação de uma lente poderá ser uma opção mas dificilmente irá conseguir…
-
Se fizer operação ao astigmatismo
Se fizer operação ao astigmatismo fico a ver a 100 por cento.?poderei ficar pior?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Tratando-se de uma cirurgia existe sempre algum grau de incerteza e imprevisibilidade pelo que poderá não ficar a ver 100% sem óculos e/ou lentes contacto.
-
Tenho 35 anos e já sofro com o
Tenho 35 anos e já sofro com o ceratocone há muitos anos, fui a um médico e ele me disse que no meu olho direito estou vendo em torno de 30% a 40% com a lente e no esquerdo uns 70% com a lente, mas não querem me operar. Mas sinto a minha visão cada vez mais fraca. O que devo fazer?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Respondendo à sua questão, o queratocone é tratado inicialmente com lentes (óculos) e posteriormente lentes de contacto especiais. Em relação à abordagem cirúrgica existem várias alternativas quando…
-
Coroidite idiopática é um tumor?
Coroidite idiopática é um tumor? Tem cura?
RESPOSTA DO MÉDICO:
A coroidite é uma inflamação da coróide e como tal não é um tumor.
Existe tratamento através de corticóides e/ou imunosupressores.
-
A minha namorada teve início de
A minha namorada teve início de descolamento da retina, fez tratamento com laser de argon, mas ao fim de 4 dias ainda vê uma mancha como fosse flash, poderá ela voltar a ter uma visao normal sem o flash?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Esse flash terá tendência a desaparecer, isto se a retina estiver bem( rasgadura barrada com laser e sem novas rasgaduras).
-
Bom dia, minha filha, está com
Bom dia, minha filha, está com uma úlcera na córnea desde o verão, já foi vista por vários especialistas, e agora anda no hospital da UHC anda a tomar cortizona e colírios, e não tem meio de recuperação.
Poderia me enviar algo mais preciso, para evitar males maiores? Ela tem miopia desde…RESPOSTA DO MÉDICO:
Primeiro será necessário saber qual a causa e só depois avaliar o melhor tratamento.
Sem mais informação será difícil avaliar o caso mas existem situações que poderão levar algum tempo…
-
Tenho dor no olho e quando abre
Tenho dor no olho e quando abre vomito muito o que devo fazer? que exames fazer para saber o que tenho?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Antes de pedir qualquer exame seria importante ser observada em consulta de Oftalmologia para ser correctamente avaliada. Após essa avaliação então poderiam ser pedidos alguns exames como por exemplo…
-
Quais os procedimentos que devo
Quais os procedimentos que devo tomar para efectuar uma cirurgia ao estrabismo?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Pelo que percebo da pergunta já deverá ter o diagnóstico de Estrabismo efectuado.
Partindo desse pressuposto aconselho a procura de Oftalmologista com diferenciação na área de Estrabismo…
-
Boa tarde. Costumo ter um a dois
Boa tarde. Costumo ter um a dois episódios de derrame ocular por ano. Não sinto qualquer desconforto e só dou conta quando me olho ao espelho. É frequente ir ao oftalmologista e está sempre tudo bem. No entanto, gostaria de saber qual a causa. Que tipo de exames deverei fazer? Será vascular?Obrigada
RESPOSTA DO MÉDICO:
Presumo que o que costuma ter será uma hemorragia subconjuntival.
A causa mais frequente é um pico hipertensivo (hipertensão arterial descontrolada). Outras causas poderão ser: traumatismo,…
-
como se manifesta o síndrome de
como se manifesta o síndrome de Adie?
RESPOSTA DO MÉDICO:
O síndrome de Adie-Holmes (imagino que será este que pergunta) manifesta-se por pupila tónica (pupila dilatada (normalmente unilateral) e com dificuldade para focar ao perto e/ou fotofobia) associado…
-
Qual o médico especialista em
Qual o médico especialista em sturge weber?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Tratando-se de uma doença que envolve essencialmente o olho e o Sistema Nervoso Central penso que uma abordagem integrada entre Neurologista e Oftalmologista seria a abordagem mais correcta.
-
o sturge weber pode provocar disturbios
o sturge weber pode provocar disturbios mentais?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Sim, pode provocar várias alterações a nível do sistema nervoso central, nomeadamente, convulsões, problemas de aprendizagem, défices de atenção, entre outros.
-
Depois do sono da noite, acordo
Depois do sono da noite, acordo mas não consigo logo abrir os olhos. Parece que falta qualquer coisa que faça rolar as pálpebras sobre o globo ocular. Durante o dia não noto nada. Isto é que é um olho seco?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Essas queixas não parecem ser de olho seco mas esse diagnóstico só poderá ser efectuado após uma observação por Oftalmologista.
-
tenho 45 anos tenho Uveite e gostaria
tenho 45 anos tenho Uveite e gostaria de saber se há algun tratamento que ajude me a travar isto estou a perder a visão e ando muito preocupada?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Existe tratamento mas para isso é importante saber a causa e claro, ser observada(o) em consulta de Oftalmologia para então se estabelecer um protocolo terapêutico.
-
Após uma operação simples ao
Após uma operação simples ao pretigio este voltou logo a nascer. O que deve ser feito a seguir para resolver o problema?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Deverá ser observada novamente e então planear-se uma remoção de pterigíon recidivado (utlizando uma cirurgia diferente da que terá sido efectuada).
-
Fiz a cirurgia ha 5 meses e esta
Fiz a cirurgia ha 5 meses e esta a voltar? porque motivo volta?
RESPOSTA DO MÉDICO:
O pterigion pode recidivar (reaparecer) sobretudo devido à técnica cirúrgica efectuada. Tratando-se de um tecido displásico (anormal) este poderá crescer mesmo com a técnica cirúrgica com…
-
Moscas Volantes
À pouco mais de uma semana apareceram me sombras no olho esquerdo parecidas com moscas e teias de aranha. Quais poderão ser as causas? Tenho 54 anos. Obrigado
RESPOSTA DO MÉDICO:
Boa tarde.
Dadas as queixas, a principal causa poderá ser o descolamento posterior do vítreo mas será importante ser observada por Oftalmologista para excluir algum problema da retina.
-
Posso tomar alprazolan 2mg tendo glaucoma? Porque na bula diz
Posso tomar alprazolan 2mg tendo glaucoma? Porque na bula diz
RESPOSTA DO MÉDICO:
Boa tarde.
O ideal será consultar o seu Oftalmologista antes de iniciar para saber se o seu glaucoma (ângulo fechado ou aberto) permite a utilização do referido fármaco.
-
Descolamento de retina
Descolamento da retina e já operada há ano e meio. Continua a colocar o yellowx e já levou duas injecções. É normal?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Boa tarde.
Não é normal estar a colocar yellox tanto tempo seguido. Quanto às injecções, poderá ser indicado para outra patologia que tenha na retina.
-
Boa tarde O meu pai tem 65 anos e está em quarentena há cerca de um mês. Ontem queixou se de uma so
Boa tarde
O meu pai tem 65 anos e está em quarentena há cerca de um mês. Ontem queixou se de uma sombra, parecida com uma aranha, na vista direita. Colocou um colirio tipo lagrima artificial e passou lhe ligeiramente ao final do dia (onde sentiu um ligeiro ardor na vista) mas hoje voltou…RESPOSTA DO MÉDICO:
Boa tarde.
Face às queixas de "sombra" se manterem, aconselho recorrer a um serviço de urgência para esclarecimento da situação.
Perguntas frequentes
-
A alopecia tem cura rápida e quais
A alopecia tem múltiplas causas e, o seu tratamento e prognóstico, está dependente…