Perguntas do paciente (3)

  • Tenho um filho com 5 anos que tem

    Tenho um filho com 5 anos que tem muitos sintomas de ter hiperatividade não deixa falar ninguem , não lida bem com o não , é mt inteligente mas não consegue realizar tarefas , tenho um filho mais velho com o mesmo problema desde os 6 tem agora 17 será ainda cedo para o
    diagnostico ?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Daniel Accoto Martins

    A Hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva (tal como uma criança correr às voltas),quando não é apropriado, ou inquietação, agitação excessivo.A manifestação da perturbação tem de estar presente em mais de um contexto (ex, casa, escola).A intensidade e frequência tem que ser de um grau que interfira significativamente com o funcionamento familiar, escolar e social da criança.Não pode representar apenas intolerância ao adulto com a caracteristica da criança.
    No período pré-escolar (que é o caso da criança),é mais dífícil fazer o diagnóstico,dadas as caracterísitcas da atividade motora e da menor capacidade de atenção,próprias das crianças pequenas.
    Existem algumas situaçoes ambientais que podem causar ou fazer valorizar sintomas muito similares à Perturbação:*ambientes caóticos/desorganizados*intolerância parental/educadores*privação do sono
    *fármacos (antiasmáticos)
    Se algumas destas situações estão presentes deverá tentar corrigir-las e só depois pedir uma avaliação.


  • Sofro de depressão ha 20 anos,

    Sofro de depressão ha 20 anos, agora estou medicada ha 2 anos com efexor xr 150 mg, ansilor que me desperta em vez de adormecer o que para mim é otimo. o Problema é o Socian 25 mg engordei 30 kg,amenorreia e prolactina elevada.
    mas sem ele fico numa anedonia completa. Que fazer?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Daniel Accoto Martins

    É aconselhável que faça uma avaliação psicológica para que se possa estabelecer um plano psicoterapêutico. 20 anos com depressão? Para mim parece muito tempo a sofrer...


  • porque razão quando tenho um ataque

    porque razão quando tenho um ataque de ansiedade fico com a cabeça cansada com a sensação que vou desmaiar a tremer e olhos cansados?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Dr. Daniel Accoto Martins

    A ansiedade "normal" faz parte da nossa vida quotidiana. É ela que nos permite ter uma reação espontânea de luta ou fuga, numa situação de perigo.

    Mas, durante situações de stresse agudo (como é o caso de um ataque de pâncio) ocorrerm alterações no fluxo sanguínio cerebral, situação que pode estar relacionada ás mudanças de oxigenação induzidas por um padrão respiratório acelerado.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.