Perguntas do paciente (33)

  • Hirsutismo

    Olá boa tarde, desde que entrei na puberdade tive sempre muitos pelos mesmo muitos ainda hoje tenho comecei a ganhar estrias por todo lado também agora sofro de obesidade mas em especial da cintura para cima ah dois anos sou seguida pelo especialista estou farta de tomar remédio mas nada funciona…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    O hirsutismo(aumento de pelos), as estrias e o tipo de obesidade que refere chamam a atenção para uma doença da suprarenal. Contudo doenças dos ovários têm de ser investigadas. Consulte um endocrinologista…


  • Doença de Graves

    Gostaria de saber qual especialidade trata da doença de Graves?
    Obrigada

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Endocrinologia.


  • Hipertireoidismo

    Doutores, o medicamento Metibasol encontra-se esgotado nas farmácias, qual o medicamento substituto?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Neste momento (Setembro) já há novamente Metibasol no mercado. Se está a tomar Metibasol deve manter-se neste fármaco.
    Há outro que o pode substituir, é o Propycil. Mas o medicamento de primeira…


  • Tenho 35 anos e foi-me diagnosticado já há 6 anos hipertiroidismo, com a agravante doença de Graves.

    Tenho 35 anos e foi-me diagnosticado já há 6 anos hipertiroidismo, com a agravante doença de Graves. Fui submetida ao tratamento de iodo e neste momento estou com um hipotiroidismo estabilizado. O problema são os anticorpos que se mantêm muito elevados e como estou a ser seguida apenas por um…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Os anticorpos positivos podem não ser um problema. Não há outra especialidade. Tem de ser seguida por um endocrinologista.


  • Tenho 41 anos, desde 2010 em que me foi diagnosticado tiroidite de hashimoto, nunca mais me senti be

    Tenho 41 anos, desde 2010 em que me foi diagnosticado tiroidite de hashimoto, nunca mais me senti bem. Desde 2017 com anas 2560 homogéneo e com anti nucleares positivos e anti histonas e sem conseguir comer nada , que não seja pura dieta, com sangue nas fezes e vontade de vomitar constantes e…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Tosa essas queixas podem ter vários diagnósticos. Proponho que seja vista por um reumatologista e um endocrinologista. Eles farão o diagnóstico.


  • Como baixar a glicemia em jejum apresento valores nos 150/170 etc?Aguajrdo v/ajuda.

    Como baixar a glicemia em jejum apresento valores nos 150/170 etc?
    Aguajrdo v/ajuda.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Com valores de 150/170 em jejum, tem uma diabetes. Não sei se já está a fazer tratamento. Os valores são muito altos. Se não iniciou tratamento, tem urgentemente de começar. Há muitos medicamentos.…


  • Como baixar a glicemia de valores nos 180 a 200 em jejum. Tomo medicação e nao baixa? Aguardo ajuda.

    Como baixar a glicemia de valores nos 180 a 200 em jejum. Tomo medicação e nao baixa? Aguardo ajuda.cps

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Tem de consultar um endocrinologista para lhe modificar o tratamento. Se já tem médico, consulte-o para ele o encaminhar.


  • Sofro de ansiedade mas agora estou na duvida se é uma questão de hipoglicemia, pois nao tenho ataque

    Sofro de ansiedade mas agora estou na duvida se é uma questão de hipoglicemia, pois nao tenho ataques de ansiedade mas sintomas constantes sobretudo tonturas ecoração acelarado... Tenho um passado de abuso de alcool mas agora nao bebo. O exame de glicose em jejum é suficiente para detetar hipoglicemia?…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    O quadro clínico que descreve não é muito claro. Não parece de hipoglicémia. Mas contudo pensando neste diagnóstico deve verificar se tem hipoglicémia. A glicose em jejum não faz diagnóstico. Deve…


  • Algumas pessoas relatam que com

    Algumas pessoas relatam que com uma dieta low carb é possível regularizar o ciclo menstrual em pacientes com Sop? É real?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Não é possivel.


  • Somente com dieta específica para

    Somente com dieta específica para Sop vou voltar a menstruar? O anticoncepcional não é uma boa opção para tratar sintomas?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    A dieta não lhe resolve o problema.
    Os anticonceptivos são uma boa opção para tratar os sintomas.


  • Olá. Estou com 30 anos e tenho

    Olá. Estou com 30 anos e tenho síndrome do ovário micropolicístico. Por conta de episódios de dores de cabeça recorrentes no ano passado, deixei de tomar anticoncepcional. Minha dermato passou espironolactona para controlar a acne. Tomo há 5 meses, mas agora quero engravidar. O que fazer?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Não pode engravidar a tomar espironolactona. A espironolactona é nociva para o feto. Só deve engravidar, após suspender a espironolactona.
    Deve consultar um endocrinologista e um ginecologista.


  • Eu tenho ovários micropolicisticos

    Eu tenho ovários micropolicisticos e sinto-me inchada e com sensação de peso na zona dos ovários é normal sentir isso?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Não é muito frequente, não faz parte do quadro clínico. Consulte um ginecologista.


  • Tenho marfan, eu e meu filho de

    Tenho marfan, eu e meu filho de 8 anos. Gostaria de saber onde e qual medico posso procurar para ver o crescimento acelerado dele, ou seja se existe um tratamento e uma avaliacao pra fazer tipo uma retencao no crescimento?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Alberto Galvão-Teles

    Em minha opinião deve começar por consultar um endocrinologista ou um médico de medicina interna (não é médico de familia).
    Depois este decidirá o que tem de fazer.


Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.